Ecologia

Empreendedorismo Verde: O que é, Importância, Como Funciona

Cover Image for Empreendedorismo Verde: O que é, Importância, Como Funciona

Sustentabilidade. Mais do que uma palavra que está em alta, é um movimento importante e necessário frente aos impactos que as atividades humanas vêm causando ao meio ambiente. E o empreendedorismo verde faz parte desse movimento.

Produzir e proporcionar produtos e serviços sustentáveis, além da questão ambiental, é uma oportunidade econômica e pode ser um diferencial para pequenas, médias e grandes empresas.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo vamos listar os principais pontos a respeito do empreendedorismo verde. Boa leitura!

ClickCard é uma solução completa de gerenciamento de contatos para melhorar seu networking com cartões de visita digitais de última geração.

O que é empreendedorismo verde?

Classifica-se como empreendedorismo verde as atividades econômicas que revolucionam de alguma forma as cadeias de produção, e assim propõem melhorias e processos de inovação que conciliam desenvolvimento e proteção ambiental.

O empreendedorismo verde se trata, em sua essência, de um modelo de negócio mais consciente e com potencial de agregar mais valor aos seus produtos e serviços.

Como surgiu o empreendedorismo verde?

O Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (PNUMA) desenvolveu o conceito de economia verde em 2008. 

Ele tem como objetivo estimular a adoção das atividades econômicas que priorizem o bem-estar da sociedade, a redução dos impactos ambientais e conservação da biodiversidade.

Em outras palavras, o empreendedorismo verde deve trabalhar para gerar empregos e renda, ao mesmo tempo em que colabora com iniciativas como a ampliação do uso de energias renováveis, reciclagem e evitar desperdícios.

E nesse sentido o mundo tem feito alguns progressos!

A Fundação Ellen MacArthur e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente publicaram o Relatório de Progresso do Compromisso Global 2021.

O relatório mostra que as empresas responsáveis por 20% das embalagens plásticas produzidas mundialmente progrediram em suas metas de criação de uma economia circular do plástico até 2025.

Grande parte desse sucesso parte da reciclagem de materiais, sendo a diminuição da produção o próximo passo a ser dado.

Qual a importância desse tipo de empreendedorismo?

 

O empreendedorismo verde não é só mais uma tendência de mercado. Ele é uma necessidade humana.

O último  relatório de Avaliação de Riscos das Mudanças Climáticas, indica mudanças irreversíveis entre os anos de 2040 e 2050 se medidas drásticas não forem tomadas.

A manutenção dos recursos naturais, descarte correto de resíduos, reciclagem, reaproveitamento de matéria prima, devem fazer parte das rotinas das empresas como um todo.

Além disso, a importância desses projetos também se dá pela oportunidade que as empresas têm de impactar positivamente toda uma cadeia de pessoas, desde fornecedores, até colaboradores e consumidores.

Embora haja a necessidade de mudanças em escala global, é importante lembrar que toda ação conta. 

A melhoria da gestão dos resíduos, redução no consumo de água, energia e matéria prima são ações que geram grandes impactos nas empresas. E isso, por consequência, gera melhorias para o meio ambiente.

Ser sustentável gera vantagens no mercado, pois agrega valor à marca e produtos. Então, se sua empresa não segue um modelo sustentável, é a hora de começar a pensar em implantar medidas nesse sentido.

É claro que mudanças dessa magnitude não acontecem da noite para o dia. Mas é importante elaborar alternativas. E mesmo que sua empresa não seja 100% sustentável, algumas ações já promovem valor ao seu negócio e trazem benefícios sociais.

Como funciona o empreendedorismo verde?

O empreendedorismo verde tem três pilares: reduzir, reutilizar e reciclar. Estabelecendo essas diretrizes é possível enxergar novos horizontes para a forma como você toca os negócios.

Pesquisa realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade indicou que 91% dos pequenos empreendedores acreditam que desenvolver ideias sustentáveis geram novas oportunidades de empreendimentos.

Quais são as características do empreendedorismo verde?

Para tornar o seu negócio sustentável é preciso se atentar a quais são os preceitos e características que compõem esse movimento e, a partir daí, executar as mudanças necessárias.

Confiras os principais fatores que caracterizam o empreendedorismo verde:

  • uso consciente dos recursos naturais;
  • senso de comprometimento com as causas sociais e ambientais;
  • redução dos impactos negativos ao meio ambiente;
  • compromisso com a promoção da inclusão social;
  • busca de alternativas para reduzir a emissão de carbono;
  • adoção de práticas de consumo sustentáveis, como a redução de água, coleta seletiva, etc;
  • bom convívio e integração com a comunidade local;
  • substituir o consumo de produtos nocivos ao meio ambiente por opções ecológicas, dentre outros.

Essas práticas também podem, é claro, vir a se tornar diferenciais competitivos no mercado. Afinal, a demanda por opções mais corretas de consumo tem aumentado. 

Exemplo de empreendedorismo verde

Algumas empresas conseguiram implementar a economia verde e tornaram seus negócios mais sustentáveis, sendo verdadeiros cases de sucesso. Veja alguns exemplos!

Tiê Moda Sustentável

A indústria da moda é uma das principais poluentes, mas algumas empresas vão na contramão disso, a exemplo da Tiê Moda Sustentável.

Ela utiliza materiais orgânicos e reciclados para fazer a produção de suas peças de vestuário.

Pecoh

A Pecoh é uma loja de produtos 100% sustentáveis, que possuem opções para cuidados pessoais e para a casa. Eles asseguram a qualidade, com mais consciência.

Como aplicar o empreendedorismo verde?

O primeiro passo é entender o que o empreendedorismo verde significa para o seu negócio. Como ele pode agregar valor aos seus produtos e serviços, quais as vantagens que trará.

Em seguida, planeje quais, como e quando serão adotadas as medidas de sustentabilidade. Por exemplo, se você possui uma empresa que produz materiais de limpeza, pode optar por produzir embalagens biodegradáveis, por exemplo.

Estude o mercado e verifique quais são as suas opções!

ClickCard é uma solução completa de gerenciamento de contatos para melhorar seu networking com cartões de visita digitais de última geração.

Conclusão

Cuidar melhor do planeta é um dever de todos! O empreendedorismo verde traz à tona a responsabilidade que as empresas têm com as pessoas e com o meio ambiente. 

Tire os planos do armário, arregace as mangas e faça parte da mudança que o mundo precisa.

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.