Ecologia

Os efeitos negativos da indústria de papel no meio ambiente

Após entender como a indústria de papel trabalha e os impactos dela no meio ambiente, a ClickCard desenvolveu duas soluções para amenizar seus efeitos ao evitar a impressão de cartão de visita. Confira.

Cover Image for Os efeitos negativos da indústria de papel no meio ambiente

Não é segredo que a produção de papel prejudica o meio ambiente. As árvores são cortadas para fazer celulose para papel, que tira o oxigênio vital e contribui para o aquecimento global. A produção de papel também consome muita água e gera resíduos tóxicos. A indústria do papel é uma das indústrias mais poluentes do mundo. Todos os anos, ela bombeia milhões de toneladas de produtos químicos tóxicos e consome bilhões de galões de água. E tudo isso só para fazer um produto que usamos por alguns minutos antes de jogar fora, ou no caso dos cartões de visita, 9 em cada 10 vão parar no lixo.

1. Por que o papel é ruim para o meio ambiente

Produzir papel através de árvores é ruim para o meio ambiente por vários motivos. Em primeiro lugar, o desmatamento causado pela produção de papel retira oxigênio do ar e contribui para o aquecimento global. Em segundo lugar, a fabricação de papel requer muita água, o que pode levar à escassez em áreas mais secas. Estima-se que para produzir uma única folha de papel A4 são necessários entre 2 e 13 litros de água, dependendo do processo de fabricação utilizado.

Em terceiro lugar, a produção de papel gera grandes quantidades de resíduos tóxicos, que podem contaminar os cursos d'água e o solo. Por fim, a fabricação de papel é uma das indústrias mais poluentes do mundo, responsável por milhões de toneladas de produtos químicos tóxicos sendo bombeados para a atmosfera todos os anos e o papel é responsável por preencher cerca de 26% de todos os aterros sanitários do mundo. Todos esses fatores reforçam a necessidade de encontrar formas mais ecológicas de produzir papel, ou encontrar alternativas hoje em dia que diminuam o uso do papel.

2. Como reduzir o uso de papel

Uma maneira de reduzir o uso de papel é, se você precisar imprimir algo, imprima nos dois lados da folha sempre que possível. Você também pode comprar papel reciclado, que é feito de resíduos pós-consumo.

Você também pode tomar medidas para reduzir a quantidade de papel que usa em sua vida cotidiana, por exemplo, pode optar por receber contas e outros documentos eletronicamente, em vez de pelo correio. Você também pode criar o hábito de não imprimir todos e-mails, receitas ou páginas da Web que encontrar. Seguindo essas práticas simples, você pode ajudar a reduzir o impacto ambiental da indústria de papel.

Melhores formas de usar papel

3. Alternativas ao papel

Os efeitos negativos da indústria do papel no meio ambiente desencadearam um movimento para encontrar alternativas ao papel. Existem várias alternativas ao papel que podem ser usadas para tudo, desde escrever até imprimir.

1. Documentos Eletrônicos

Uma maneira de reduzir o uso de papel é mudar para documentos eletrônicos. Muitas empresas e instituições agora enviam contas, cartões de visita, extratos e outros documentos eletronicamente. Você também pode salvar versões eletrônicas de arquivos importantes, como declarações fiscais e receitas, em seu computador ou telefone. E se você usa o aplicativo da ClickCard, pode ter seu cartão de visita digital sempre com você. Isso não apenas reduz o uso de papel, mas também ajuda você a se manter mais organizado.

2. Papel Reciclado

Outra opção para reduzir seu impacto ambiental é comprar papel reciclado. O papel reciclado é feito a partir de resíduos pós-consumo, o que significa que é feito de materiais que já foram utilizados. Isso ajuda a reduzir a necessidade de corte de novas árvores para produção de celulose e também ajuda a reduzir a quantidade de resíduos que acabam em aterros sanitários.

3. Materiais de Escrita Reutilizáveis

Outra alternativa ao uso do papel é utilizar materiais de escrita reutilizáveis, como cadernos e cadernos de desenho. Eles podem ser usados ​​repetidamente, o que ajuda a reduzir a quantidade de papel que é produzida. Você também pode encontrar canetas, lápis e marcadores feitos de materiais reciclados ou materiais biodegradáveis, como bambu.

4. Bambu

O bambu é um material sustentável que pode ser usado para uma variedade de produtos, incluindo papel. O bambu cresce rapidamente e não requer o uso de pesticidas ou herbicidas. Também não precisa de muita água para crescer. E uma vez colhido, o bambu pode crescer rapidamente. Isso o torna uma alternativa ecológica ao papel tradicional.

5. Cânhamo

O cânhamo é outro material sustentável que pode ser usado para fazer papel. O cânhamo cresce rapidamente e não requer o uso de pesticidas ou herbicidas. Também não precisa de muita água para crescer. E como o bambu, o cânhamo pode crescer rapidamente depois de colhido, tornando-o outra excelente alternativa ecológica.

6. Fungos

Os fungos também podem ser usados ​​para fazer papel. Isso pode parecer estranho, mas os fungos são, na verdade, uma fonte muito boa de celulose, que é o principal componente do papel. De fato, fungos já estão sendo usados ​​para fazer papel em algumas partes do mundo. E porque eles não precisam de luz solar para crescer, eles podem ser cultivados dentro de casa. Isso os torna uma opção mais ecológica do que as árvores.

7. Folhas de bananeira

Folhas de bananeira também podem ser usadas para fazer papel. Esta é uma opção especialmente boa se você mora em um clima tropical, pois as folhas de bananeira estão prontamente disponíveis. E como outras opções à base de plantas, as folhas de bananeira não requerem o uso de pesticidas ou herbicidas. Eles também não precisam de muita água para crescer.

NFC como cartão de visita digital

4. Programa para fazer cartão de visita

Quando a opção é tornar o que um dia foi impresso, em digital, alguns aplicativos se destacam nesta funcionalidade. 

Com o intuito de facilitar a vida, cooperar com o meio ambiente e deixar informações ainda mais acessíveis, a ClickCard criou um app que consiste na criação, no armazenamento e no compartilhamento de cartão de visita digital. 

Ao transformar o seu cartão de visita impresso em digital, você estará evitando a produção excessiva e, na maioria das vezes, desnecessária de papel. 

Desse modo, vale analisar a economia de gastos, além da proposta funcional de um cartão de visita digital interativo e personalizável.

Como existem aqueles que gostam e prezam pelo material, a qualidade e o poder comunicacional do papel físico, a ClickCard buscou manter isso não apenas em seus cartões de visita digitais, como também em seus cartões NFC. 

Como fazer cartão de visita digital

O aplicativo para cartão de visita digital criado pela ClickCard possibilita ao usuário que ele personalize o layout e insira no cartão as informações de contato que bem desejar. 

Diante disso, nos deparamos não apenas com opções técnicas das funcionalidades, mas também na construção de um layout personalizado. 

Assim, é prioridade a identidade visual desejada pelo usuário e a sofisticação encontrada em um cartão de visita impresso, valorizando a experiência dos profissionais no momento de interatividade. 

Com a ClickCard existem várias maneiras de criar um card. Há a possibilidade de criar um cartão de visita gratuito, o qual fornece ao usuário um template com as informações básicas, como: e-mail, localização, celular, site e redes sociais. Nela o usuário também pode personalizar nome, cargo, logo, plano de fundo e entre outros elementos. 

A criação de um cartão gratuito no aplicativo da ClickCard, se dá a partir de um modelo já produzido e disponibilizado no app. 

Outra maneira de criar o seu cartão com a ClickCard, é entrando em contato com a equipe criativa da empresa. 

Com ela o cliente pode solicitar o modelo com as peças gráficas que deseja, tendo a opção de escolher todos os detalhes presentes em seu cartão de visita, desde cores e tipografias à informações de contato

Há também modelos pré-formatados pagos, os quais garantem um cartão mais sofisticado e bem trabalhado. Neles, os usuários podem editar e adicionar qualquer informação de contato. 

Para saber mais, acesse o site da ClickCard

Ferramentas 

Além do criador de cartão de visita digital, outras ferramentas de monitoramento de dados e organização de contatos estão disponíveis no aplicativo, possibilitando uma melhor visão do desempenho do cartão de visita. 

Qualquer pessoa que crie um cartão de visita digital no app da ClickCard tem acesso às métricas de engajamento do mesmo, como: ferramentas de agenda, scanner, pesquisa personalizada e por proximidade. 

Como isso, a ClickCard gera não apenas o seu cartão de visita, como também um espaço virtual de ponto de partida para proporcionar um melhor resultado em seu networking. 

Cartão NFC

Como outra forma de evitar o desgaste de papel, uma das soluções ecológicas da ClickCard foi a criação de um cartão NFC. Nele, a partir da aproximação do cartão no leitor de qualquer celular, a pessoa tem acesso ao seu cartão de visita digital ou o link para qual deseja encaminhá-la. 

Como bastante dos profissionais prezam pela experiência do compartilhamento de cartão físico, o cartão NFC foi a solução encontrada para que a experiência permanecesse sem que o proprietário tenha que fazer cópias e, ao mesmo tempo, ter em mãos um cartão que pode ser customizado a qualquer momento. 

O cartão NFC possibilita que o profissional carregue consigo um cartão físico o qual, caso precise de alteração, não tem a necessidade de novas impressões. Por ser um cartão eletrônico, as mudanças nos encaminhamentos de um NFC são todas feitas digitalmente.

Além disso, a sua facilidade em compartilhar informações de conteúdo proporciona tanto para o receptor quanto para o destinatário uma boa imagem pelo fato de não proporcionar ruídos. Afinal, a eficiência e demonstração de conhecimento em novas tecnologias continua a ser um ponto primordial no networking.

Benefícios ao adquirir um NFC

O NFC é uma solução tecnológica, econômica e ecológica na qual se mantêm a qualidade da experiência dos envolvidos sem a necessidade de cooperar com o desmatamento. 

NFC significa na íntegra “Near Field Communication”, ou seja: comunicação por campos próximos. Inicialmente utilizado para efetuação de pagamento em pequenos valores, a função se tornou bastante útil no compartilhamento de contatos no networking. Assim, apenas com a aproximação de um aparelho celular, as suas conexões conseguem salvar o seu contato nas suas agendas.

Há muitos benefícios em adquirir um cartão NFC. Primeiro que ele é um produto físico personalizável. Ou seja, mesmo depois de imprimi-lo, você pode mudar o seu local de destino sem a necessidade de gastar papel ou dinheiro para fazer outro. 

Ele também mantém o padrão para aqueles que são apegados a cartões físicos. Além de poder compartilhá-lo, você mantém a sofisticação com o material impresso que desejar. 

Criando um cartão NFC com a ClickCard, o usuário garante também o seu cartão de visita digital. Desse modo, o proprietário pode escolher linkar ao NFC o seu card ou qualquer outro link de seu domínio. 

Mesmo que o receptor não tenha o app, ele pode acessar o cartão do usuário por meio de um link personalizado online. 

Os acessos e compartilhamentos do cartão de visita, mesmo que externos, são registrados na seção de métricas do aplicativo. Desse modo o usuário tem a informação de onde o cartão foi acessado e o que o usuário acessou ao consultá-lo.

Baixe o aplicativo da ClickCard

Para baixar o aplicativo da ClickCard, basta acessá-lo na loja da Apple e Android. Nele você poderá fazer o seu cadastro e ter disponível modelos pagos e gratuitos de cartão de visita digital. 

Caso queira fazer um orçamento personalizado de um cartão de visita com um cartão NFC, ou apenas um dos dois, basta entrar em contato com a equipe da ClickCard pelo site, redes sociais ou email. 

Para saber mais detalhes sobre os produtos, acesse o site da ClickCard. Você também pode conhecer mais das funcionalidades acessando o nosso blog.

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.