Ecologia

Sustentabilidade Empresarial: O que é e como desenvolver

Cada vez mais, as pessoas estão interessadas em marcas responsáveis. Diante disso, é importante estar por dentro da sustentabilidade empresarial. Veja como! 

Cover Image for Sustentabilidade Empresarial: O que é e como desenvolver

Você já ouviu falar em sustentabilidade empresarial? Este termo tem ganhado cada vez mais destaque. Afinal, ele tem relação direta com a construção de um mundo melhor para todas as gerações: as atuais e as que estão por vir. 

E se você também quer ajudar a formar um presente e um futuro melhores, continue a leitura deste conteúdo! Nós vamos te explicar o que significa o termo sustentabilidade empresarial, quais são seus princípios e como praticar isso no dia a dia. 

Aliás, é válido já adiantar: nem é preciso ser um super-herói para tornar o mundo melhor. Algumas medidas simples já têm um grande impacto para o meio ambiente e para a sociedade. 

Confira! 

Veja como cartões de visita digitais, podem ser compartilhados sem prejudicar o meio ambiente e gerar novas oportunidades!

O que é a Sustentabilidade Empresarial?

A sustentabilidade empresarial corresponde ao conjunto de práticas para garantir: fabricação, distribuição e venda de produtos ou serviços de modo a preservar os recursos naturais.

Dessa maneira, também possibilitar melhores condições ambientais às sociedades atuais e futuras. 

Qual a importância da sustentabilidade para as empresas?

Existem vários motivos que explicam porque a sustentabilidade empresarial é algo tão importante. 

O primeiro ponto é que os cuidados se somam à preservação do meio ambiente e, consequentemente, à construção de um mundo melhor para todas as pessoas

Além disso, ao ser sustentável, a empresa assume e expressa uma imagem responsável e cuidadosa para o público-alvo. Isso conta bastante na relação estável e duradoura com os clientes. 

Vale destacar que, nos últimos tempos, os hábitos de consumo dos brasileiros têm mudado. As pessoas estão, cada vez mais, preocupadas com a imagem e as ações das marcas. 

Ou seja, a qualidade dos seus produtos ou serviços, já não é mais o suficiente para atrair e fidelizar um cliente. As suas concepções e práticas sociais também contam muito. 

Um exemplo disso é que, desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus (março de 2020), os brasileiros estão mais preocupados com a sustentabilidade — é o que aponta uma matéria da Folha de São Paulo

Com um maior tempo em casa, muitos consumidores passaram a prestar mais atenção na própria produção de lixo. O objetivo, então, passou a diminuir a quantidade desse lixo gerado. 

Princípios da sustentabilidade empresarial

Mas, afinal de contas, como assumir uma postura de acordo com a sustentabilidade empresarial? 

Veja alguns dos princípios ligados ao assunto: 

  • conscientização — o primeiro ponto é justamente tomar consciência dos problemas ambientais e, ao mesmo tempo, do papel da empresa perante a construção de um mundo melhor; 
  • flexibilidade para a mudança — muitas empresas têm certa dificuldade em “abrir a mente” e implementar novas posturas e hábitos. Mas, para ter sustentável, é preciso questionar velhos costumes e estar aberto a transformações; 
  • desenvolvimento da cultura organizacional — a sustentabilidade dos negócios também deve fazer parte da cultura organizacional. Só assim é possível educar os colaboradores e manter as ações responsáveis a todo tempo. 


Sustentabilidade empresarial: conheça 2 exemplos

Exemplos de ações sustentáveis nas empresas

Que tal conhecer alguns casos de sustentabilidade nas empresas para te inspirar? Separamos dois exemplos muito interessantes, vale conferir! 

Nespresso
 

Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, a Nespresso percebeu que os seus consumidores estavam mais preocupados com o excesso de lixo gerado.  

Pensando nisso, a empresa divulgou materiais para orientar os clientes a guardarem as cápsulas de café, ao invés de jogarem fora. Isso porque o material de alumínio é 100% reciclável


iFood

O iFood, por sua vez, lançou um projeto chamado iFood Regenera. O objetivo é parar de utilizar embalagens e talheres de plástico e, também, motocicletas que funcionam a gasolina. 

Essas medidas já podem ajudar a diminuir bastante a produção de lixo plástico (tipo de material que leva milhares de anos para se decompor). 

Fora isso, também pode haver a diminuição da emissão de CO² ao meio ambiente. Isso porque a empresa usará menos motocicletas a gasolina e mais transportes elétricos.  

Quais são os desafios da Sustentabilidade Empresarial?

Assim como todo tipo de mudança, a sustentabilidade empresarial também tem seus desafios. 

Nesse sentido, podemos citar a própria quebra de padrões antigos… Afinal, é preciso fazer um levantamento de todas as ações da empresa e entender quais são os impactos disso ao meio ambiente. 

Depois, conscientizar todos os colaboradores e, claro, buscar soluções. Tudo isso leva tempo, trabalho e muita dedicação. Mas, não temos dúvidas de que os resultados valem todo o esforço!

Como desenvolver a sustentabilidade empresarial?

O primeiro passo você já deu: começou a ir um pouco mais a fundo no assunto, por meio deste conteúdo. Excelente! 
Agora, sugerimos que você leve esse assunto e o discuta com os demais colaboradores e equipes, é importante explicar porque a sustentabilidade é essencial aos negócios. 

Fora isso, buscar soluções com todos os funcionários. 

Veja como a ClickCard pode ajudar sua empresa

Você já parou para pensar no quanto de papel você e demais colaboradores gastam na empresa? As quantidades podem ser surpreendentes! 

Mas, claro, há muitas maneiras de evitar esse consumo excessivo. Uma das soluções é usar cartões de visita virtuais. 

Sobre isso, a ClickCard sabe absolutamente tudo! A empresa possui um app em que qualquer profissional ou empresa como todo pode desenvolver cartões de visita digitais

É possível usar um layout personalizado, adicionar quais informações você quiser (nome completo, função, telefone para contato, e-mail, etc.) e, ainda, compartilhar o cartão diretamente pelas redes sociais, WhatsApp e e-mail. 

Vale a pena conhecer essa grande solução! 

Veja como cartões de visita digitais, podem ser compartilhados sem prejudicar o meio ambiente e gerar novas oportunidades!

Conclusão 

A sustentabilidade e o empreendedorismo podem andar juntos

A sustentabilidade empresarial sempre foi um assunto extremamente importante, uma vez que está diretamente ligado à construção de um futuro melhor. Nos últimos tempos, o tema ganhou ainda mais destaque. 
Na pandemia causada pela Covid-19, por exemplo, muitos consumidores passaram a se preocupar mais com a própria quantidade de lixo gerado. Além disso, com a postura das empresas em meio aos desafios ambientais e sociais. 

Diante desse cenário, é importante parar para refletir como alinhar os negócios com a consciência ambiental e social. 

Então, o que você fará para somar às mudanças? A ClickCard pode te ajudar nesse processo! 

Confira as soluções de cartões de visita digitais! 

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.