Ecologia

Tecnologia Sustentável: Conceito, Importância e Exemplos

A ClickCard traz as principais informações sobre conceito, benefícios e exemplos de tecnologia sustentável. Aproveite as informações e destaque-se no mercado profissional! 

Cover Image for Tecnologia Sustentável: Conceito, Importância e Exemplos

Você já ouviu falar sobre tecnologia sustentável? O conceito tem muita importância para as empresas e, também, para a sociedade como um todo. 

Pensando nisso, resolvemos desmitificar o assunto e, mais do que isso, te mostrar alguns exemplos e uma grande ideia para usar no dia a dia empresarial. 

Você vai ver como algumas medidas já fazem toda a diferença para o meio ambiente e, ainda, geram economia para os cofres. 

Então, continue por aqui e aproveite as informações e dicas!

ClickCard é uma solução completa de gerenciamento de contatos para melhorar seu networking com cartões de visita digitais de última geração.

Qual é o conceito da tecnologia sustentável?

A tecnologia sustentável significa o uso de teorias e práticas tecnológicas de modo a preservar os recursos naturais e, claro, o meio ambiente como um todo. 

Por exemplo, uma empresa pode utilizar uma máquina que recicle suas próprias embalagens. 

Dessa forma, é possível reutilizar as embalagens e, consequentemente, diminuir o uso de papel (material extraído das fibras da madeira).  

Qual a importância da tecnologia sustentável?

O desenvolvimento sustentável de cidades, estados e países tem sempre extrema importância. 

Pautar assuntos como esse pode nos ajudar a viver em um mundo melhor, ou seja, sem desastres naturais, temperaturas extremas, falta de água, etc. 

E para a construção de um meio ambiente melhor, é necessário não só discutir ideias, mas também colocá-las em prática. Uma das ferramentas para isso, sem dúvidas, é a tecnologia sustentável. 

O uso de máquinas, softwares, aplicativos e afins tem o potencial de evitar impactos na natureza. 

Além disso, vale frisar que as tecnologias, muitas vezes, abrem os horizontes de profissionais e empresas. É uma forma de enxergar um novo jeito de trabalhar e poupar o meio ambiente. 

Lembrando que tudo isso também está ligado ao mundo que vamos deixar para nossos filhos, netos, bisnetos, etc. 

Então, sempre discuta e aproveite os recursos da tecnologia sustentável (mais adiante, vamos ver alguns exemplos)!

Por que adotar a tecnologia sustentável?

tecologia sustentavel por que adotar

Para as empresas, apostar em inovação, tecnologia e sustentabilidade só traz benefícios. 

Primeiramente, reduz os impactos que a própria empresa causa no meio ambiente. É exatamente aquele exemplo que usamos da máquina que recicla embalagens, lembra? 

O segundo ponto é a possibilidade de difundir um assunto importante e, assim, conseguir conscientizar mais profissionais e equipes. 

Fora isso, adotar a tecnologia sustentável também pode gerar economia para o bolso. Imagine uma empresa que instala um sistema captação de energia solar. 

Ao longo do tempo, essa inovação pode sair muito mais barato do que pagar as contas provenientes da energia elétrica. 

Mais uma vantagem é que o público, ao ver que determinada empresa se preocupa com o meio ambiente, enxerga muito mais valor naquela marca. 

Veja exemplos de tecnologias sustentáveis

Nós separamos alguns exemplos para simplificar, ainda mais, como é possível usar as tecnologias sustentáveis. 

Confira os casos: 

Fazendas verticais

Você já ouviu falar sobre fazendas verticais? Esse conceito é bastante curioso, trata-se do desenvolvimento de espaços para a produção de alimentos, só que em meio à urbanização. 

Ou seja, ao invés de a produção alimentícia ser feita em áreas isoladas, ela se instala em contêineres, galpões e, até mesmo, em prédios. 

A medida também depende de recursos tecnológicos para fazer o controle de luz, umidade e outros aspectos importantes para a produção. 

A grande vantagem é a redução de desmatamento, redução de custos e de emissão de poluentes (causados por meios de transportes) e, ainda, a oportunidade de levar alimentos para mais perto das pessoas. 

Veículos elétricos

Sem dúvidas, os carros elétricos são grandes exemplos de tecnologia sustentável. Esses tipos de automóveis, como o próprio nome já diz, funcionam por meio da energia elétrica. 

Os motores são alimentados por meio da energia elétrica estocada em baterias. Com isso, consegue-se ter a redução de gases poluentes emitidos na atmosfera. 

Gestão de resíduos

Outro conceito ligado à tecnologia sustentável é o de gestão de resíduos. 

Podemos citar, por exemplo, a existência de contêineres inteligentes que conseguem fazer a separação e o tratamento de lixo de casas, apartamentos, empresas e afins. 

Com isso, é possível evitar o uso dos famosos lixões, que contaminam o lençol freático e, também, ocupam imensos espaços  nas cidades. 

Saiba como usar a tecnologia sustentável na área profissional

Como dissemos, é interessante que as empresas utilizem as tecnologias sustentáveis. Afinal, a construção de um mundo melhor é papel de todas as pessoas e instituições. 

Para que isso aconteça, primeiramente, vale levantar quais são as necessidades da sua ou da empresa para a qual trabalha. Em seguida, veja e reveja as possibilidades de recursos tecnológicos. 

Quais fazem mais sentido para os processos e atividades diários da empresa? 

Não esqueça, claro, de analisar o custo que as inovações acarretarão para o cofre da empresa. 

Como a Clickcard pode te ajudar?

A ClickCard tem uma grande ideia ligada à tecnologia sustentável. Estamos falando dos cartões de visita digitais. 

Sim, é importante que, desde a apresentação profissional, você e suas equipes já mostrem a preocupação com o meio ambiente. 

Os cartões desse tipo evitam o uso de papéis, o que também já gera economia para o bolso. Sem contar que a ideia, ainda, é muito mais prática para as necessidades atuais. 

Para ficar mais claro, vamos explicar. Funciona assim: por meio de um software, é possível desenvolver o seu cartão de visita digital. 

Nesse processo, você adiciona os seus dados pessoais, experiências, formas de contato (inclusive com link direto para as redes sociais, por exemplo). 

Depois, ao conhecer outro profissional, basta mostrar o seu cartão digital (com QR Code) ou enviá-lo por e-mail, WhatsApp, etc. 

Além disso, você ainda pode fazer o armazenamento dos seus contatos dentro do próprio software. 

Economize tempo, dinheiro e, muito além disso, apresente-se de forma surpreendente!

ClickCard é uma solução completa de gerenciamento de contatos para melhorar seu networking com cartões de visita digitais de última geração.

tecnologia sustentavel clickcard

Conclusão 

Neste conteúdo, nós falamos sobre tecnologia sustentável, um conceito que está ligado ao uso de recursos tecnológicos para diminuir os danos causados ao meio ambiente. 

Existem diversas ideias ligadas às tecnologias sustentáveis, e que você pode aplicar no dia a dia empresarial. 

Uma delas é o desenvolvimento de cartões de visita digitais, que poupam o uso de papéis e, além disso, proporcionam economia de tempo e de dinheiro. 

Saiba mais sobre essa inovação com a ClickCard e seja um profissional realmente disposto a ajudar na mudança do mundo! 

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.