Marketing digital

Ferramentas de Comunicação: saiba quais são as mais usadas

As ferramentas de comunicação podem melhorar qualquer tipo de negócio. Descubra o porquê e como neste conteúdo da ClickCard! 

Cover Image for Ferramentas de Comunicação: saiba quais são as mais usadas

O sucesso de qualquer empresa, independentemente do segmento, depende de uma boa comunicação. A transmissão de informações, feita interna e externamente, deve ser o mais clara possível. Para isso, você pode contar com diferentes tipos de ferramentas de comunicação. 

Todas elas facilitam o diálogo entre colaboradores e, também, fazem com que a empresa consiga mostrar seus valores e, claro, vender para o seu público. 

Diante de tantos benefícios, não tem mesmo como dispensar o poder da comunicação, concorda? Quer saber mais detalhes? Continue por aqui e aproveite as dicas da ClickCard! 

Saiba como o serviço de gerenciamento de contatos da ClickCard auxilia no processo de desenvolvimento profissional.

O que são ferramentas de comunicação?

As ferramentas de comunicação são os recursos — digitais ou não — em que é possível trocar informações, dados, opiniões, fatos diários, inovações, etc. 

O melhor é que realmente existem muitas ferramentas de comunicação. Cada empresa tem a liberdade para escolher aquelas que melhor se adaptam às suas necessidades e à sua rotina. 

Mais adiante, vamos ver alguns exemplos de ferramentas para se comunicar. Continue por aqui!

Como as ferramentas de comunicação podem ser utilizadas nas empresas?
 

Uma boa estratégia é escolher algumas ferramentas de comunicação como padrões para a empresa. Além disso, deixar a escolha e os modos de usar os meios de comunicação bem claros nos processos da empresa. 

Todo esse cuidado ajuda a verdadeiramente implementar as ferramentas na rotina dos negócios. Ou seja, os colaboradores já entram na empresa sabendo como e por onde trocar ideias. 

Outra sugestão muito interessante é usar programas específicos para se comunicar. Eles podem ser instalados nos computadores da empresa, e pronto: cada colaborador poderá ver os contatos de todos os outros funcionários e enviar mensagens quando quiser.
 

A importância das ferramentas de comunicação

As ferramentas usadas na comunicação têm uma importância muito grande. Isso porque elas representam praticidade e clareza de informações trocadas entre colaboradores e, também, entre empresa e cliente. 

Se as ferramentas não existissem, tudo seria extremamente complexo. 

Pense, por exemplo, como uma pessoa do RH (Recursos Humanos) faria para se comunicar rapidamente com um colaborador do marketing (áreas bem distantes fisicamente no ambiente da empresa)? 

Muito além disso, como uma instituição poderia mostrar suas qualidades e vantagens, ao público-alvo, sem poder se comunicar devidamente? 

Como dá para notar, a comunicação efetiva é um dos pilares dos negócios e, logo, ter ferramentas próprias para isso facilita as estratégias. 

Como uma comunicação assertiva auxilia nos negócios? 

Podemos citar diferentes exemplos para mostrar, ainda mais, como a comunicação é benéfica às empresas. 

Vamos pensar no começo de tudo: quando um profissional, de cara, apresenta bem seus aspectos — seja para empresas ou parceiros — as chances de despertar o interesse da outra pessoa é muito maior. 

Consequentemente, esse mesmo profissional também vai ter mais possibilidades de ser aceito em ótimos projetos. 

Outro caso: a comunicação assertiva também é fundamental para, constantemente, relembrar quais são os valores e metas da empresa. 

CEO, diretores, gestores e os demais times podem conversar sobre isso por meio das ferramentas de comunicação empresarial. 

Lembrando que a troca de informações também é crucial para atrair e fidelizar clientes. Afinal, é por meio de textos, vídeos, áudios e imagens estáticas que uma empresa mostra as vantagens, seja de seus produtos ou serviços. 

Fora isso, também comunica seus valores e princípios, partes que são muito importantes para despertar identificação e conexão com o público-alvo. 

ferramente de comunicao nos negocios

Quais são as principais ferramentas de comunicação?

Agora, sim, vamos ver alguns tipos específicos de ferramentas de comunicação. 

Vale lembrar que não existe certo ou errado, mas, sim, o que melhor se adapta à rotina de cada empresa. 

Confira as soluções: 

Cartão de visitas

O cartão de visitas é uma forma de já começar os negócios com o pé direito. Só que, aqui, a ideia é inovar. 

Você já pensou em usar cartão de visita digital? Esse tipo de apresentação é muito mais moderna, prática, eficiente e, claro, tem um grande impacto no primeiro contato. 

Todos os funcionários da empresa podem aproveitar essa grande vantagem. 

E-mail

O segundo tipo de ferramenta de comunicação é o e-mail, algo extremamente útil para trocar mensagens com os colaboradores da própria empresa. 

Além disso, com parceiros, fornecedores, sócios e clientes. É um meio de comunicação mais básico, mas nem por isso menos importante. 

Programa de mensagens instantâneas 

Hoje em dia, é possível encontrar vários programas feitos especificamente para troca de mensagens instantâneas. 

Um dos mais antigos e tradicionais é o Skype, por exemplo. Mas também existem outros mais modernos, como: Slack e Hangouts. 

Geralmente, as empresas utilizam essas plataformas mais para a comunicação interna. 

Redes sociais  

Sim, as redes sociais também são grandes exemplos de ferramentas de comunicação. 

No Facebook e no Instagram, dá para criar uma página para a empresa e, assim, divulgar produtos, serviços, ofertas, promoções e outras estratégias. 

O mais interessante é que grande parte da população — tanto no Brasil quanto no mundo — utiliza bastante as redes sociais. 

Sendo assim, a sua voz pode ecoar pelos quatro cantos do mundo. 

Jornal mural 

E que tal implementar um jornal mural na empresa para qual você trabalha? Esse tipo de ferramenta é muito bacana. 

O jornal pode ser apenas on-line como também ser impresso e distribuído entre as áreas de trabalho. 

Já o conteúdo pode trazer uma grande variedade de informações, por exemplo: datas de eventos, novas diretrizes, aniversariantes do mês, novidades do mercado, lançamento de produtos ou serviços da empresa, entre outras. 

Como se comunicar de forma mais clara e assertiva?

Uma boa maneira de se comunicar com mais assertividade é, primeiramente, definir o que você quer e precisa. 

Por exemplo: depois de uma análise, a empresa descobre que precisa ter colaboradores que se apresentem melhor aos parceiros. 

Fora isso, ela também chega à conclusão de que necessita aumentar a própria base de clientes. 

Três soluções para isso são: investir em cartão de visita digital, fazer publicações nas redes sociais e criar disparos de e-mail marketing. 

ferramentas de comunicacao como ter uma comunicacao clara de assertiva

Como a Clickcard pode te ajudar?

A ClickCard acredita que uma boa apresentação é a chave que abre grandes oportunidades de trabalho. 

Pensando nisso, a startup desenvolve cartões de visita digitais. Cada colaborador pode adicionar as informações de sua própria formação e experiência profissional. 

O cartão também fica pronto em poucos minutos (sem precisar de gastos com impressão). Além disso, dá para compartilhar as informações por e-mail, redes sociais e guardar os contatos de forma fácil e segura por meio de um sistema de armazenamento. 

Descubra mais sobre essas e outras vantagens da ClickCard! 

Saiba como o serviço de gerenciamento de contatos da ClickCard auxilia no processo de desenvolvimento profissional.

Conclusão

Neste conteúdo, nós falamos bastante sobre o poder da comunicação clara e eficiente nos negócios. 

Trocar informações de modo assertivo melhora a integração entre profissionais e áreas, expressa uma boa impressão em parceiros e fornecedores e, claro, cria mais conexão com o público-alvo. 

Então, não perca tempo e defina quais ferramentas são as melhores para o seu trabalho! 

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.