Marketing digital

Relacionamento Profissional: Importância e Como Desenvolver

Confira porque o relacionamento profissional é tão importante e quais são as dicas para conquistá-lo! 

Cover Image for Relacionamento Profissional: Importância e Como Desenvolver

Você provavelmente já ouviu aquela frase que diz: “ninguém é uma ilha”. Essas palavras se aplicam muito bem em todos os contextos da vida. No trabalho, haja bom relacionamento profissional para poder aprender, se desenvolver, crescer e conquistar muito sucesso. 

Dito isso, por não se dedicar mais para construir suas redes de contato e, dessa forma, conquistar os seus grandes sonhos? Há sempre mais para desenvolver quanto o assunto é tato profissional. 

Nós vamos te dar todas as dicas por aqui. Então, continue a leitura e aproveite tudo!

Saiba como o serviço de gerenciamento de contatos da Clickcard auxilia no processo de desenvolvimento profissional!

Importância do relacionamento profissional

Nem só de livros se faz a construção do conhecimento e da experiência prática. Todo profissional precisa sempre pensar que é possível aprender muito a partir do contato com outras pessoas. 

Alguém que trabalha ao seu lado, por exemplo, pode te ensinar uma técnica nova ou, ainda, trazer uma atualização importante sobre o mercado de trabalho. 

Além disso, workshops entre os membros de uma mesma empresa, — palestras, conversas cotidianas, feedbacks dados por gestores e muito mais — são outras fontes de conhecimento. 

Só que, para explorar tantos conteúdos, claro, é fundamental ter um bom relacionamento profissional. Isso quer dizer saber abordar as pessoas, conseguir dialogar (apesar de diferenças de pensamento) e conseguir trabalhar em conjunto. 

Então, será que você possui essas habilidades? Pare e pense um pouco: o que é preciso desenvolver ou aprimorar mais da sua personalidade? 

Como construir relacionamentos profissionais?

Agora que já mostramos o quanto o relacionamento profissional é importante, vamos ver como chegar a essa habilidade. 

Confira o que é fundamental fazer: 

Saiba ouvir

O primeiro passo é saber ouvir. Isso significa sempre estar aberto a receber feedbacks sobre o seu trabalho. Também esteja atento às orientações de outros colegas e de seus chefes. 

O saber ouvir, além de tudo, se aplica para quando alguma pessoa necessita de ajuda — incluindo não só os colegas de profissão, como, também, os clientes. 

Treine deixando que as pessoas falem livremente e, só depois, reflita sobre as possíveis soluções e práticas!

Entenda críticas

As críticas — desde que feitas com educação e empatia — sempre podem ajudar. Afinal, muitas atitudes nossas, às vezes, passam até despercebidas da nossa própria consciência. 

Então, é válido o olhar do outro sobre o seu trabalho, isso para apontar quais são os pontos fortes e os de melhoria para você aplicar. 

As críticas também podem ser sobre o seu comportamento pessoal, até porque, vida particular e profissional são dissociáveis. 

Observação: se essas críticas não chegarem naturalmente, vale pedir feedbacks dos seus colegas de profissão. 

Faça uma boa abordagem

relacionamento profissional faca uma boa abordagem

Relacionamento profissional também depende de rede de contatos. Mas, para criar a sua rede de apoio, é necessário saber abordar as pessoas. 

Procure sempre ser uma pessoa educada, gentil e, além disso, disposta a somar à vida dos outros. Desa forma, as outras pessoas vão se abrir e retribuir com os conhecimentos e com a ajuda delas. 

Seja empático

Você sabia que a empatia é uma das habilidades da inteligência emocional? E ser empático significa conseguir se colocar no lugar da outra pessoa. 

Essa espécie de transferência é algo crucial para você conseguir entender as necessidades das outras pessoas e, com isso, poder ajudar da melhor forma possível. 

Não tenha dúvidas de que os outros colegas e contatos vão sempre se lembrar do seu apoio. 

Demonstre gratidão e reconhecimento

Sempre que receber qualquer tipo de apoio — seja um conhecimento, uma indicação para um projeto ou, ainda, uma vaga de emprego — reconheça o quanto esse gesto é importante. 

Mais do que isso, demonstre a sua gratidão. Com isso, as outras pessoas poderão ver o quanto elas são essenciais para a sua trajetória. 

É uma forma de realmente criar laços saudáveis e ter um bom relacionamento profissional. 

3 Exemplos de habilidades para construir relacionamentos profissionais

Nós também separamos três tipos de habilidades que compõem os bons relacionamentos profissionais. 

Veja quais são essas skills: 

Habilidades interpessoais

A habilidade interpessoal é saber conviver com outras pessoas, de uma forma em que todos aprendam uns com os outros. 

Nesse sentido, é fundamental saber ouvir, ter disposição para ajudar, ser empático, aceitar críticas e conseguir fazer trabalhos em equipe. 

Habilidades de rede de contatos

A rede de contatos, como dito antes, também é bem interessante para aprender e se desenvolver mais. 

O que você pode fazer é ser mais comunicativo, no ambiente de trabalho. Que tal, vez ou outra, dividir seus conhecimentos por meio de workshops, por exemplo? 

Além disso, aproveite bastante a internet para criar a sua rede. No LinkedIn, por exemplo, dá para conhecer e conversar com profissionais do mundo inteiro. 

Habilidades de criação de equipes

Mais uma habilidade do desenvolvimento profissional é saber formar equipes. Ou seja, reconhecer e recrutar bons talentos (o RH - Recursos Humanos) também tem um papel crucial nisso. 

Vale ressaltar que, para além da formação dos times, é importante saber conduzi-los. Para isso, foque em empatia e seja um bom ouvinte! 

Entenda como a Clickcard pode te ajudar 

Muito antes de você abordar e trocar informações com outro profissional, é necessário criar a sua forma de se apresentar. 

Como você costuma fazer isso pessoal e virtualmente? É necessário lembrar que um velho ditado tem toda razão: “a primeira impressão é a que fica”. 

Para impressionar positivamente, invista em um cartão de visita virtual! A ClickCard, por meio de um aplicativo de celular, disponibiliza esse recurso. 

No cartão, dá para adicionar as informações você quiser, como: dados pessoais, experiências de trabalho, prêmios que já conquistou, formação acadêmica e afins. 

Além disso, também é possível guardar os seus contatos em uma biblioteca virtual própria da ClickCard. 

Saiba como o serviço de gerenciamento de contatos da Clickcard  auxilia no processo de desenvolvimento profissional!

relacionamento profissional clickcard

Conclusão

Neste conteúdo, nós falamos sobre o relacionamento profissional. A forma de se comunicar, receber feedbacks e somar às outras pessoas é um ponto fundamental. 

Todos esses cuidados fazem com que você aprenda mais — sobre habilidades profissionais e pessoais — e que, ainda, consiga aumentar a sua rede de contatos. 

Pensando nessas vantagens, foque nas nossas dicas para se desenvolver mais e colha excelentes frutos! 

Não se esqueça, também, que a ClickCard oferece ajuda para você montar um cartão de visita virtual perfeito. 

Com essas recomendações, a sua vida profissional só tende a melhorar. Aproveite! 

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.