Marketing digital

Transformação Digital nas Empresas: Por que Começar a Investir?

A transformação digital nas empresas pode simplificar tarefas, otimizar o dia a dia, gerar economias e outros benefícios. Confira mais sobre o tema com a ClickCard! 

Cover Image for Transformação Digital nas Empresas: Por que Começar a Investir?

A transformação digital nas empresas é um assunto muito importante para quem deseja crescer no mercado.  

O termo remete às mudanças na estruturação, estudos e execução sobre tarefas e resultados dos negócios. 

Então, se a empresa para qual você trabalha, ainda não adotou a transformação tecnológica, agora é a hora! 

Neste conteúdo, vamos falar sobre os pilares da transformação e, claro, dar dicas de como a empresa pode começar a mudança. 

Continue a leitura e aproveite as informações! 

Confira como a ClickCard pode te ajudar a criar cartões de visita digitais! 

O que é a transformação digital nas empresas? 

A chamada transformação digital nas empresas trata-se do uso de tecnologias para otimizar processos e, dessa forma, conseguir melhores resultados em relação aos negócios. 

Muitas pessoas entendem o termo como algo simples, por exemplo, a implementação de mais máquinas modernas nas empresas. 

Mas, é preciso destacar que a transformação digital vai muito mais além, ela realmente tem camadas bem profundas. 

A transformação digital no Brasil

No Brasil, a transformação digital começou a dar sinais mais claros a partir de 2018. Apesar disso, muitos negócios não tinham ou, ainda, não têm adotado as mudanças. 

A pandemia causada pela Covid-19 escancarou esse cenário...

Segundo uma pesquisa do Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), 87,5% das empresas ainda não estavam preparadas para mudanças tecnológicas. Mas, diante do caos, tiveram que mudar seus pilares. 

Isso para poderem se readequar às recentes necessidades: trabalho remoto, vendas pela internet e segurança de dados em meio digital. 

É claro que essas três condições já existiam antes, mas, foi durante a pandemia que as empresas viram que realmente precisavam mudar para sobreviver.
 

A importância da transformação digital nas empresas

importancia da transformacao digital nas empresas


A transformação digital nas empresas tem vários benefícios. A propósito, já vale deixar claro que a mudança é viável para todos os tipos de negócios, e não só para aqueles do ramo tecnológico. 

Mas, afinal, por que essa transformação é assim tão necessária? 

Primeiramente, a implementação de tecnologias permite a otimização de tarefas e processos da empresa. 

Isso por si só já facilita o trabalho dos colaboradores, gera menos custos e, claro, melhora a experiência dos clientes. 

Outra grande vantagem é a facilidade para captar dados. As informações precisas fazem com que a empresa entenda como está agindo, o que deve ser melhorado e por quais caminhos seguir. 

Além de tudo, a transformação digital gera poder de competitividade. 

Afinal, pense: para se destacar em meio a um mercado concorrido — e, também, cheio de outras empresas transformadas tecnologicamente, — é fundamental se atualizar e mudar processos. 

Qual o impacto da transformação digital nas empresas?

Empresas em processo de transformação digital podem provar muitas melhorias.

Para começar, a mentalidade de donos, diretores e gestores muda. Com isso, também é possível influenciar colaboradores da parte operacional. 

Com o tempo, todos passam a perceber que a transformação digital é realmente importante, que ela facilita o trabalho e traz mais resultados. 

Fora isso, outro impacto é a facilidade para se ajustar em meio a desafios e crises. 

Pense: uma empresa que já tinha consciência dos recursos tecnológicos, certamente, teve muito mais facilidade para driblar os desafios da pandemia.

Por exemplo, se a instituição já usava uma ferramenta de gestão de tarefas, ficou mais simples adotar o trabalho remoto. 

Afinal, o trabalhador pode visualizar e excetuar suas atividades de qualquer lugar. Ao mesmo tempo, gestores conseguem acompanhar o andamento das tarefas. 

Como funciona a transformação digital nas empresas? 

É importante repetir: a transformação digital nas empresas é um processo profundo. Tudo depende muito da mudança de cultura e, consequentemente, do modo de encarar o trabalho.

Quais são as etapas da transformação digital?

O primeiro passo é justamente entender do que se trata a mudança digital. Em seguida, vem a tarefa de pensar no propósito, ou seja: o que se pretende alterar e melhorar com as tecnologias digitais? 

O terceiro passo é deixar essa necessidade como algo claro na cultura e nos valores da empresa. 

Também é necessário explicar, a todos os funcionários, o porquê da tecnologia, como ela pode melhorar os negócios. 

Além disso, claro, há a parte de mudar processos e tarefas, tudo com base em novos recursos tecnológicos. 

Quais são os principais desafios da transformação digital?
 

Apesar de ser algo muito positivo, a transformação digital nas empresas tem seus desafios. Listamos os principais deles abaixo. Veja: 

  • falta de conhecimento — muitas empresas não tomam a iniciativa de entender o conceito e acabam só indo atrás diante de crises, como a da Covid-19;
  • predisposição a mudanças — alguns empresários também são mais resistentes a mudanças. Mas, vale dizer que os negócios, para prosperarem, dependem de pessoas com mente aberta a transformações;
  • deficiência na cultura da empresa — como dito, todos precisam levar a transformação digital a sério. Com isso, vem a tarefa de mudança cultural nas empresas, algo que demanda bastante esforço e dedicação;
  • falta de TI necessário — também é frequente a falta de profissionais qualificados para lidar com ferramentas, conceitos e práticas tecnológicas nas empresas. 

Quais são as vantagens de investir em transformação digital nas empresas?

vantagens de investir na tranformacao digital das empresas

As mudanças ligadas aos recursos tecnológicos têm muitos benefícios, por exemplo: 

  • simplificação de atividades — algumas tarefas podem, inclusive, ser automatizadas (por exemplo: o controle de estoque feito por um software próprio para isso);
  • melhora da comunicação e integração entre as equipes (uma ferramenta on-line que faça a gestão de tarefas e o cruzamento de atividades entre os times já ajuda nesse processo);
  • tomada de decisões seguras — o uso das tecnologias, como Business Inteligencie (BI) e Big Data permitem a captação, tratamento e análise de dados dos negócios. A partir disso, é possível tomar decisões mais assertivas;
  • aumento do poder de competitividade; 
  • adequação às necessidades do mercado (com uma plataforma para loja on-line, por exemplo, é possível vender pela internet de forma prática  e segura);
  • melhora da experiência dos clientes (por exemplo, com a tecnologia omnichannel, os clientes podem comprar produtos pelo site e retirá-los pessoalmente). 

Como iniciar o processo de transformação digital nos negócios?

Depois de saber o que é, para que serve e quais são os aspectos da transformação digital, sugerimos que você pense nas necessidades de seus times. 

Quais são as lacunas existentes hoje? Onde você deseja chegar? Com isso, também pense em como as tecnologias podem te ajudar. 

Um exemplo: imagine que a necessidade, no momento, seja aumentar base de clientes da empresa, ok? 

Uma das soluções pode ser a adoção de uma ferramenta de prospecção de clientes. Além disso, é possível apostar em um site mais moderno e, até mesmo, na criação de um blog

Criar e publicar informações relevantes é uma ótima maneira de atrair mais público e, ao mesmo tempo, ganhar notoriedade no mercado. 

(Claro, essas duas soluções estão ligadas aos recursos tecnológicos). 

Como a Clickcard pode te ajudar?

Você sabia que a ClickCard pode te ajudar no processo de transformação digital? 

A empresa possibilita a produção de cartão de visita digital e, também, o gerenciamento de contatos de modo virtual. 

Com isso, você e os demais colaboradores da empresa podem se apresentar de modo tecnológico. 

Sem contar a facilidade de guardar os contatos em meios digitais, algo crucial para o bom networking

Veja agora mesmo como criar os cartões de visita virtuais, e comece a transformação digital do jeito certo! 

Confira como a ClickCard pode te ajudar a criar cartões de visita digitais! 

Conclusão 

A transformação digital é algo muito importante para as empresas. Como vimos, o conceito está ligado à exploração de recursos tecnológicos. 

Isso para facilitar a execução de tarefas, a lógica de processos, a análise de dados, as tomadas de decisões seguras, entre outros pontos. 

Diante de tantos benefícios, não dá para deixar a transformação digital nas empresas de lado. 

Pense, agora mesmo, nas necessidades da empresa onde você atua. Depois, defina com quais armas tecnológicas é possível lutar! 

Não se esqueça que a ClickCard também pode te ajudar. O cartão de visita digital é o primeiro sinal de que a empresa realmente aposta nas tecnologias! 

Não temos dúvidas de que, com o tempo, tudo pode melhorar e a expansão dos negócios acontecerá! 

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.