Negócios

Desenvolvimento Profissional: Descubra como alcançar

Veja como buscar o desenvolvimento profissional com muito autoconhecimento, networking e outras ótimas dicas! Você pode se destacar no mercado de trabalho!

Cover Image for Desenvolvimento Profissional: Descubra como alcançar

O mercado de trabalho, constantemente, tem grandes oportunidades. Mas, para conseguir as melhores chances, é preciso ser um profissional excelente. É justamente aqui que entra o conceito de desenvolvimento profissional. 

Você sabe onde quer chegar? Com quais “armas” lutar? Quais são seus pontos limitantes e suas habilidades? 

Neste conteúdo, vamos refletir sobre isso e, claro, trazer algumas ideias e dicas interessantes para você se desenvolver. 

Aproveite! 

Saiba como o serviço de gerenciamento de contatos da Clickcard auxilia no processo de desenvolvimento profissional!

O que é o desenvolvimento profissional?

desenvolvimento profissional o que e

No dicionário, podemos encontrar a seguinte descrição para a palavra desenvolver: “fazer crescer ou crescer, tornar(-se) maior, mais forte”.

Seguindo essa mesma lógica, dá para afirmar que o desenvolvimento profissional é a busca de novos conhecimentos e, também, da expansão de tudo aquilo que já se sabe. 

Todos esses esforços valem para que uma pessoa consiga executar suas atividades profissionais de forma brilhante. 

Logo, ela também passa a ter a oportunidade de, em uma determinada empresa e, claro, no mercado profissional. 

O desenvolvimento profissional e o  mercado de trabalho 

O mercado de trabalho nada mais é do que o conjunto de empresas e suas respectivas oportunidades. 

O fato é que esse universo sempre tem suas necessidades, que podem variar de tempos em tempos. Mas, o fato é que as necessidades estão sempre lá… 

Por exemplo, no mundo atual, muitas instituições precisam de profissionais que sejam especialistas em tecnologia e, também, em redes sociais. 

E aí que entra a importância do desenvolvimento profissional. Afinal, pense: um social media, por exemplo, que entende tudo sobre sua área tem muito mais chances de conseguir uma vaga sênior promissora. 

Além disso, esse mesmo social media vai poder crescer exponencialmente naquela determinada empresa e no mercado de trabalho como todo. 

Então, podemos dizer que mercado de trabalho e desenvolvimento profissional andam lado a lado. 

Qual é a importância do desenvolvimento profissional?

O desenvolvimento profissional traz benefícios para todo mundo: tanto para colaboradores quanto para empresas. 

Como dissemos, as pessoas podem aprender mais e aprimorar o que já sabem. Esses pontos fazem com que elas se destaquem em meio a tantos concorrentes. 

Já para as empresas, ter pessoas tão bem desenvolvidas, ajuda o time de RH encontrar grandes talentos. 

Sem contar que, claro, o sucesso dos negócios depende bastante do capital humano, ou seja, daquelas pessoas que “colocam a mão na massa” no dia a dia. 

Desenvolvimento profissional x Desenvolvimento pessoal  

Muitas pessoas pensam que o desenvolvimento profissional está oposto ao desenvolvimento pessoal. 

Mas, na verdade, os dois conceitos estão totalmente ligados. Afinal, não dá para pensar que as pessoas são máquinas, que não possuem emoções e sentimentos. 

Só é um bom profissional quem realmente se conhece e, principalmente, consegue gerenciar suas emoções em ambientes e assuntos de trabalho. 

Vamos, novamente, usar um exemplo… 

Um gestor, além de conhecer os trâmites operacionais, a cultura da empresa, as metas e objetivos de trabalho, também deve ser alguém com pulso firme e que saiba delegar tarefas. 

Agora, se esse mesmo gestor for uma pessoa insegura demais ou, ainda, autoritária, certamente o trabalho da equipe não fluirá. 

Por isso é tão importante conhecer técnicas, teorias e práticas profissionais, mas também ter o lado pessoal bem desenvolvido. 

Mais adiante, vamos ver algumas dicas sobre isso. 

Por que investir no desenvolvimento profissional?

Investir no desenvolvimento profissional faz com que você conheça mais suas próprias qualidades e limitações… 

Ou seja, aquela estratégia ou técnica que ainda não consegue dominar perfeitamente. Ao mesmo tempo, também dá para descobrir que, para a execução de uma determinada tarefa, você tem um papel incrível. 

Com isso, também fica mais fácil se organizar e buscar estratégias para o crescimento. 

Além disso, o objetivo do desenvolvimento profissional também é colocar os profissionais em destaque no mercado de trabalho. 

Outro grande benefício é a ajuda para desenhar carreiras: começando do nível de aprendiz até chegar ao nível sênior. 

Também não podemos deixar de falar que o desenvolvimento, para os profissionais, possibilita a melhoria contínua, você estará sempre em evolução. 

Fora isso, ainda pode conhecer muita gente e fazer ótimos contatos, enquanto trabalha e cresce profissionalmente. 

 

Como se desenvolver profissionalmente?

Uma ótima forma de se desenvolver profissionalmente é ver o que você já tem e o que ainda precisa buscar, em questão de conhecimentos. 

Em seguida, é interessante dividir as tarefas por temas, assim você não corre o risco de se perder ou, ainda, de acabar se dedicando mais a alguns pontos, do que a outros. 

Confira as competências e habilidades importantes no processo de desenvolvimento profissional  

Agora, sim, vamos ver alguns dos pilares do desenvolvimento profissional. Você pode encarar alguns desses pontos como temas mesmo e, dia após dia, se aprimorar. 

Tenha metas e objetivos  

Para começar, defina suas metas e objetivos. Onde você deseja chegar? Além disso, em quanto tempo, mais ou menos, quer colher os bons frutos? 

Deixe todos esses pontos bem estabelecidos, porque, é análise dos objetivos, que você consegue saber o que fazer hoje. 

Só tome cuidado para não definir metas impossíveis, querer grandes mudanças do dia para noite. Tudo faz parte de um processo, vá com calma! 

Identifique suas competências e habilidades 

A tarefa aqui é pensar nos fatores que você já tem. Por exemplo, ao estudar e praticar algumas tarefas, você notou que é bom em análise de dados, comunicação e apresentação de relatórios. 

Excelente! 

A descoberta não significa que você pode deixar essas competências de lado, e focar naquilo que ainda não sabe. 

Na verdade, o melhor a se fazer é continuar se aprimorando naquelas habilidades. Isso pode te colocar em destaque no mercado de trabalho. 

Invista em educação continua 

Todos nós podemos aprender e crescer sempre. Quando investimos em educação contínua, é possível aprender a cada dia mais. 

Pensando nisso, busque formas de ganhar novos conhecimentos constantemente. Dá para se matricular em cursos rápidos, mês a mês. 

Além disso, participar de grupos de estudos, aproveitar workshops, lives, criar uma lista de leituras, enfim. Há muitas maneiras de absorver mais teorias e práticas. 

Seja flexível 

Ser flexível tem bastante a ver com o desenvolvimento pessoal. 

Na convivência com colegas trabalho, por exemplo, é fundamental entender como as outras pessoas agem e, assim, como você pode entrar em harmonia com elas. 

Isso sem deixar as suas necessidades e pontos de vista de lado, mas também sem camuflar os dos outros. 

Vale muito a pena ir sempre pelo caminho do diálogo, também. Fora isso, outras dicas para ter o desenvolvimento pessoal são: 

  • praticar o autoconhecimento — com psicoterapia e leituras autoajuda;
  • pedir feedback sobre a sua postura, para os colegas de trabalho. 

Expanda seu networking 

Mais uma dica para se desenvolver profissionalmente é investir em networking

O contato com outras pessoas sempre pode trazer novos conhecimentos e, até mesmo, grandes oportunidades de trabalho. 

Então, esteja sempre aberto a conversar, seja por redes sociais (como o LinkedIn), em palestras, workshops, cursos e afins. 

Como a Clickcard pode te ajudar?

A ClickCard é uma startup de networking e conexões profissionais. Com ela, profissionais e empresas podem ter seus próprios cartões de visita digitais

Assim, é possível passar uma excelente impressão, aos contatos, logo de cara. Todas as informações sobre nome, telefone, redes sociais, e-mail e afins podem ser compartilhadas pela internet. 

Além disso, cada cartão tem um QR code, basta lê-lo para ter acesso às informações do profissional ou da empresa. 

Saiba como o serviço de gerenciamento de contatos da Clickcard auxilia no processo de desenvolvimento profissional!

Conclusão 

desenvolvimento profissional dicas

O que achou das dicas para se desenvolver mais profissionalmente? 

Não perca mais tempo e defina, agora mesmo, suas metas e objetivos. Depois, pense em quais são suas competências e limitações. 

Para aprender mais e se aprimorar, existem várias estratégias — desde cursos a muito networking. O importante é se movimentar e, assim, conseguir o seu lugar ao sol. 

Aproveite essas e mais dicas da ClickCard

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.