Networking

Gerenciamento de contatos: como realizar de forma eficiente?

Você sabe qual é a melhor forma de fazer o gerenciamento de contatos? Confira as dicas da ClickCard e aumente a sua rede profissional! 

Cover Image for Gerenciamento de contatos: como realizar de forma eficiente?

Conhecer muitas pessoas e ter bons relacionamentos profissionais é algo crucial. Afinal, essas medidas fazem com que você possa trocar mais informações e experiências sobre o mercado de trabalho, além disso, que consiga ótimas oportunidades profissionais. Só que, para ter uma rede interessante, também é preciso fazer o gerenciamento de contatos. 

Então, fica a questão: como você costuma fazer isso? A boa notícia é que, atualmente, existem diferentes ferramentas e recursos tecnológicos que auxiliam muito. Basta conhecer essas soluções e começar a usar. 

Ficou ainda mais interessado no assunto? Continue por aqui e veja como captar e guardar seus contatos com praticidade e eficiência! 

Saiba como o serviço de gerenciamento de contatos da Clickcard auxilia no processo de desenvolvimento profissional.

Como funciona o gerenciamento de contatos?

A tarefa de fazer o gerenciamento de contatos significa: coletar, analisar e guardar informações relevantes para o networking. Sendo assim, imagine que, hoje, você vá a uma palestra e lá, então, conheça muitos profissionais. 

Diante disso, você precisa pegar os dados pessoais (nome, telefone, redes sociais) e experiências deles que possam somar, também, a sua carreira, ok? 

Todos esses dados devem ser captados de forma clara e o mais importante: armazenados de uma maneira segura. 

Importância do gerenciamento de contato eficiente

Vale ressaltar, mais uma vez, a importância do gerenciamento de contatos. Quando você tem uma  espécie de biblioteca com nomes, conhecimentos e experiências de outras pessoas, fica mais fácil fazer o seu networking. 

É imprescindível entrar em comunicação com demais profissionais para você: 

  • conhecer outras teorias e práticas;
  • se atualizar sobre o mercado de trabalho;
  • ouvir histórias que o inspire;
  • conseguir indicações para participação em projetos;
  • conquistar ótimas oportunidades de trabalho. 

Todos esses pontos, claro, também estão ligados ao seu desenvolvimento profissional

Evolução do gerenciamento de contatos nos últimos anos

evolucao gerenciamento de contatos

Como dissemos, no início deste conteúdo, a tecnologia já facilita bastante o gerenciamento de contatos. 

Se antes era preciso ter o famoso bloquinho de papel e caneta para anotar todos os contatos, hoje em dia, dá para captar um grande número de informações usando, apenas, um celular. 

Mais adiante, você também vai ver que, atualmente, existem ferramentas próprias para isso: fazer o armazenamento inteligente de contatos profissionais. 

Vantagens das novas tecnologias para gerenciamento de contatos

As novas tecnologias oferecem muitos benefícios para quem precisa armazenar contatos profissionais — disso não temos dúvidas! 

Para que você também fique mais ciente, reunimos os principais benefícios. Confira quais são eles: 

  • praticidade — as ferramentas tecnológicas permitem que você capte e guarde contatos de modo fácil;
  • rapidez — como a tarefa de guardar nomes, telefone e outras informações é fácil, isso também traz muita rapidez para o dia a dia;
  • segurança — ao contrário, por exemplo, do papel, que pode molhar, rasgar ou ser pego, por engano, as ferramentas de tecnologia guardam os contatos de modo eficiente. Você não corre o risco de perder as suas anotações;
  • maior possibilidade de fazer networking — poder armazenar contatos mais rápido e com maior eficiente melhora a sua capacidade de fazer networking. Marque mais contatos e veja como eles podem somar ao seu trabalho. 

Quais as principais opções para gerenciamento de contatos?

Abaixo, vamos falar de duas principais formas de fazer o gerenciamento de contatos, hoje em dia. 

Veja só: 

Armazenamento pelo Drive

Quem utiliza uma conta do Google pode registrar os contatos no próprio celular e, se preferir, enviar as informações para o Drive. 

Na primeira tela, chamada contatos (do celular mesmo), você vai ver que aparece a opção de adicionar dados básicos, como: nome, sobrenome, empresa, telefone, celular e e-mail. 

Já ao clicar em “mais campos”, é possível adicionar: nome fonético, apelido, cargo e departamento profissional dos quais a pessoa faz parte, além de endereço, site, data de nascimento e observações. 

Armazenamento pelo cartão de visita digital ClickCard

gerenciamento de contatos

Os tempos realmente são outros e você já não precisa mais do papel: seja para anotar seus novos contatos ou para passar as suas informações profissionais. 

A ClickCard, startup de networking, disponibiliza um aplicativo para você criar o seu cartão de visita digital e compartilhá-lo pelas redes sociais, por WhatsApp e e-mail. 

Além disso, esse tipo de tecnologia também realiza o armazenamento dos seus dados. Da biblioteca digital da ClickCard, também é possível exportar os contatos para um CRM, salvá-los na sua agenda e, ainda, compartilhar tudo entre os seus times de trabalho.

E caso você ainda receba algum contato por papel, também dá para escaneá-lo e já visualizar as informações no seu celular rapidamente. 

Vale a pena demais conferir essas e outras vantagens!

Saiba como o serviço de gerenciamento de contatos da Clickcard auxilia no processo de desenvolvimento profissional.

Conclusão 

O desenvolvimento e sucesso profissional, claro, são resultados do nosso esforço e competência. Mas, ao mesmo tempo, não dá para negar que outras pessoas também podem contribuir para a nossa construção profissional. 

É sempre muito importante conhecer novas pessoas, marcar o contato delas e, sempre que possível, trocar informações, experiências e oportunidade de trabalho. 

E, claro, para fazer você fazer o gerenciamento de contatos, com eficiência, conte com as tecnologias — sobretudo, com as soluções da ClickCard!

Comece a usar agora mesmo o app e crie o seu cartão de visita digital! Dá para colocar o seu nome, telefone, site, redes sociais e outros dados. Depois, basta compartilhar o cartão, também pela internet e pelos dispositivos móveis. 

Fora isso, armazene os seus contatos profissionais em uma biblioteca fácil, clara e intuitiva. Os dados podem ser separados por categorias. Aproveite tudo! 

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.