Networking

A importância em conciliar o networking presencial com o online

A internet é a maior ferramenta de encontros por ser frequentada pelas pessoas na maior parte do tempo, mas o futuro tende a ser mais flexível.

Cover Image for A importância em conciliar o networking presencial com o online

A internet é a maior ferramenta de pesquisa da modernidade por ser frequentada pelas pessoas na maior parte do seu dia, mas você não deve apoiar-se nela 100%. O CEO da Google, Sundar Pichai, declara  que acredita que o futuro seja mais flexível. 

Durante a pandemia o virtual virou hábito, mas isso não quer dizer que seja agradável para todos. As pessoas ainda sentem a necessidade de socializar com colegas, parceiros e colaborar em projetos. Esses anseios são refletidos no networking que em sua essência trabalha a relação entre profissionais. 

Em uma entrevista prestada à revista Time, Pichai fala que está apostando em um futuro híbrido onde os trabalhadores possam fazer planos além do trabalho em suas rotinas, mas que ainda tivessem o contato com a empresa a qual trabalham. “Eu vejo o futuro definitivamente sendo mais flexível”, disse o CEO na entrevista.

“Nós acreditamos que o contato pessoal, estar junto e ter senso de comunidade é super importante quando temos de resolver problemas difíceis ou criar algo novo. Então não vemos isso mudando, e não achamos que o futuro é apenas 100% remoto ou algo assim”, comenta Pichai.

O ambiente virtual facilita muito a comunicação com quem está longe, no entanto por ele não é possível perceber fatores importantes para uma parceria ou clientela dependendo do nível do seu produto. 

Um dos objetivos de um encontro presencial é o fato de passar transparência  e confiança, principalmente quando se trata do universo corporativo. Esses aspectos não são refletidos com 100% de êxito através de uma reunião on-line, o que pode gerar insegurança entre ambas as partes.

A consultoria Robert Half chegou a conclusão de que o mais adequado é a conciliação de ambas as práticas. Após uma pesquisa interna referente ao networking virtual e presencial, eles descobriram que 83% dos profissionais estão satisfeitos com o resultado do networking virtual, mas que 80% dos pesquisados afirmam que o primeiro contato deve ser realizado presencialmente

“Muitas pessoas, por timidez, optam por fazer o primeiro contato pelas redes sociais para depois iniciar uma aproximação maior. E quando já se tem um contato pessoal, fica mais fácil estabelecer o virtual depois” - Declarou Fábio Saad, o gerente sênior da Divisão de Fiananças da Robert Half.

Os participantes da pesquisa relataram que o encontro presencial sempre será melhor para ampliar e fortalecer as redes de contato. Saad ressalta com a opinião de que basta tirar proveito das melhores qualidades das duas modalidades que é possível se aproximar do networking perfeito. 

O CEO da Google recomenda encontros flexíveis entre profissionais

O impacto do networking 

A base do networking é a teoria do “Problema do mundo pequeno” - The small World problem - onde dita que estamos a 6 conexões de distância de qualquer outra pessoa no mundo. Isso impulsiona as empresas a investirem no networking profissional, a fim de conseguirem aquele contato, investidor, parceiro de negócios que tanto planejam ter.   

Para isso é necessário ter uma visão clara dos seus objetivos para com a sua marca. Nessa mesma visão, entenda mais um pouco de como o networking corresponde a cada área dos seus negócios: 

Carreira

Ao escolher um parceiro de negócio você não deve selecionar apenas aquele que tenha um bom conhecimento da área, como também alguém que acredite no potencial da sua marca, que te inspire e que condiz com o perfil da sua empresa. 

Profissionais que têm o pensamento alinhado com os valores da empresa geram aos demais inspiração, aprimoração de ideias e crescimento criativo. O networking tem como objetivo ajudar as empresas a encontrarem profissionais que dividem os mesmos princípios e que entendam a relevância dos seus valores. 

Uma boa rede de contatos colabora para que os relacionamentos profissionais cooperem para o sucesso da sua carreira, a partir da troca de informações. O objetivo é gerar para ambas as partes uma troca mútua de experiências e assim aprimorar o conhecimento de ambos relacionados. 

Negócios

É aconselhado que a primeira coisa que pequenos empreendedores façam ao iniciar um plano de negócios é a construção de uma boa rede de contatos, pois para planejar os próximos passos que deverão dar é importante ter o auxílio de profissionais que estão no mercado a mais tempo. O networking empresarial faz com que pequenos e grandes empreendedores tenham essa troca de conhecimento para aprimoração de ambos. 

Já os seus parceiros de negócios não devem ser escolhidos de forma aleatória. Para o sucesso da sua empresa você precisa estar ao lado de parceiros que buscam o mesmo resultado que você, para que tenham harmonia durante o planejamento e que somam na construção de ideias e soluções. O networking é capaz de filtrar o seu público para que saiba a quem deverá dar essa responsabilidade.

Destaca-se entre a concorrência

Para se destacar entre tantas empresas, é necessário apresentar algo moderno, útil, acessível e diferente. O networking ajuda na exposição desse produto/serviço ao contar a sua história, os valores da sua empresa, a cultura que você constrói nela e através dela, a sua visão social, de mercado e etc. 

Para chamar a atenção de forma positiva, você precisa contar aos outros o seu objetivo, o significado do que você faz e como o seu produto atua como solução para algum problema. 

Potenciais clientes

O intuito do networking não é vender, mas ele ajuda o seu produto a se tornar conhecido por mais pessoas e transparecer qualidade para elas. Nesse contexto, Jay Abraham - empresário, reconhecido mundialmente por suas estratégias de marketing - dita que há 3 principais pontos para aprimorar o seu negócio através da clientela, são eles: 

  1. Aumentar o número de consumidores;
  2. Aumentar o valor médio de transação;
  3. Aumentar a frequência de compra.

Na fase inicial do seu negócio, você precisará de uma quantidade boa de consumidores os quais devem estar cientes dos valores da sua marca e condizer com o público alvo da sua empresa. Serão eles, os primeiros clientes, os responsáveis pelo o compartilhamento e divulgação do seu produto de forma instantânea e natural. 

O networking coopera para o alinhamento de pessoas e negócios

Na prática

Agora que você entendeu um pouco do conceito e a importância do networking, segue algumas estratégias de networking que você pode realizar para fortalecer a sua rede:

  1. Montar listas de monitoramento de contatos (O aplicativo da ClickCard pode te ajudar com isso);
  2. Publicar atualizações em sites, blogs e redes sociais;
  3. Enviar e-mails, fazer contatos telefônicos ou via inbox periodicamente;
  4. Participar de eventos de negócios, específicos e técnicos referentes à sua área de atuação
  5. Encontrar-se presencialmente cerca de 1 a 3 dias por mês e 3 a 5 dias a cada mês em reuniões virtuais.

Encontros presenciais passam confiança e intimidade

Gostou do blog? Navegue pelo nosso site para se aprofundar em outros temas! A ClickCard inova o seu networking auxiliando-o sempre por meio de blogs e aplicativo disponível no Google Play e Apple Store.

Caso tenha dúvidas ou sugestões de pautas, entre em contato com a gente!

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.