Networking

Como compartilhar cartões de visita digitais nas mídias digitais

Aprenda a compartilhar o seu cartão de visita digital nas redes sociais com a ajuda da ClickCard, além de criar conteúdos personalizados para as suas mídias digitais.

Cover Image for Como compartilhar cartões de visita digitais nas mídias digitais

Não é novidade saber que os cartões de visita digitais integram muito mais do que pensamos, mas para usufruir de todas as suas vantagens é necessário não apenas compartilhá-lo pessoalmente como também virtualmente.

As redes sociais e os cartões de visita são duas ferramentas distintas que juntas se complementam, ou seja, pode-se usar as mídias digitais para dar mais ênfase em seu cartão, como também pode usar o seu cartão para dar mais credibilidade às suas redes. Isso acontece porque ambos têm o mesmo objetivo: apresentar de forma prática o trabalho de um profissional.

“Mas como devo atuar em minha rede profissional com o meu cartão de visita?” você deve se perguntar ao decorrer do blog lhe mostrarei isso. Acompanhe a seguir: 

Métodos de compartilhamento de cartão de visita digital

A ClickCard facilita o processo de divulgação do seu usuário por meio de várias ferramentas de compartilhamento, são elas: QR Code, link personalizado, pesquisa por proximidade, pesquisa personalizada por empresa, cargo, nome, entre outros. Mas há aquelas que são propícias para ajudá-los a publicar seu cartão em suas mídias digitais. Saiba mais abaixo.

QR Code

Aos usuários da ClickCard, é disponível para os seus cartões digitais o QR Code Offline e Online, ambos personalizados. Com eles você pode inseri-lo de forma discreta em seus posts, stories e respostas diretas conquistando uma boa impressão por utilizar tecnologias atuais, além de ser visualmente agradáveis. Esse método pode causar curiosidade em seu alvo e encaminhá-lo de forma instantânea até o seu cartão de visita digital. 

Link personalizado

Como um dos meios de compartilhamento do aplicativo da ClickCard, o usuário tem acesso ao link personalizado do seu cartão o qual pode ser enviado para qualquer canal de comunicação. Desse modo, se torna também uma ferramenta que pode ser utilizada nas mídias sociais para que o profissional compartilhe os seus meios de contato. 

No caso do Link personalizado, a de se dizer que ele é um pouco mais específico que o QR Code. Portanto é adequado utilizá-lo em biografias das redes sociais, mensagens diretas, listas de transmissão e outros modos de compartilhamento, onde imagens não são adequadas, mas o uso de textos é bem-vindo. 

PDF Interativo

Por meio de canais como o Gmail, o qual você pode adicionar anexos às mensagens, pode ser aproveitada tal oportunidade para o compartilhamento na íntegra de seu cartão de visita digital. 

O remetente também pode fazer uso do link do PDF e com um informativo de cartão de visita, ao clicar no ícone, o destinatário tem acesso às suas informações de contato por meio da visualização online do cartão. O link pode ser adicionado no rodapé junto à sua assinatura ou em outras partes do e-mail que seja de preferência do remetente.

Todas as ferramentas de compartilhamento podem ser bem aproveitadas se usadas do modo correto. Analise não apenas ao seu canal de comunicação, mas também a forma que o conteúdo será compartilhado e veja qual forma é a melhor para divulgar o seu cartão de visita digital.  

Todos os meios de divulgação apresentados podem ser obtidos de forma gratuita pela web, mesmo você não sendo usuário da ClickCard, a  diferença é que, para uma melhor impressão, nós disponibilizamos essas ferramentas personalizadas. 

Compartilhar cartão de visita digital nas redes sociais

Como administrar a sua rede profissional

Um dos principais desafios nas redes sociais é conseguir aumentar o seu engajamento, no entanto, diferente de um perfil pessoal, essa visão sobre o perfil profissional é um tanto quanto diferente. 

Por um exemplo, em redes pessoais tendemos a querer conseguir mais seguidores, mas em uma rede profissional não basta apenas isso, pois o que realmente importa é o seu engajamento. Ou seja, o retorno que o usuário tem do conteúdo publicado. 

Sabendo disso, para nos ajudar, Ivan Misner (Consultor de empresas americano e precursor da BNI - Business Networking International) compartilhou com a revista Exame, algumas dicas de como fazer networking nas redes e obter resultado positivo. Confira: 

Foco e planejamento

De acordo com Ivan, é essencial que o profissional tenha clareza do seu objetivo, sendo ele uma necessidade do mercado em que já atua ou que deseja atuar. Mas para ambos há dois caminhos diferentes. Se deseja crescer em sua área atual, invista nos contatos relacionados a ela. Caso queira seguir outro rumo, o seu público alvo devem ser pessoas que já estão inseridas nesse mercado.  

Desse modo, é necessário planejamento para alcançar os profissionais por meio das redes ao construir o seu público e é necessário foco e metas alinhadas para atraí-los e render um bom engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos e iniciativas de contato). 

Participe de eventos regularmente

No networking é necessário não apenas conhecer o profissional, mas também manter o contato. Desse modo, Arnaes aconselha: “Vá a jantares, reuniões e mantenha contato com essas pessoas”, diz ele. 

Também é importante participar de eventos maiores de networking ou de assuntos voltados para a área que deseja e compartilhar em sua rede social. É importante as suas conexões saberem que está se movimentando, além de ser uma oportunidade de criar um conteúdo especial para as suas redes sociais. 

Crie vínculos

Entrou em contato com alguém que considerou importante para a sua carreira? Arneas sugeriu alguns métodos de como iniciar uma conversa com ela: “Encaminhe uma notícia sobre o setor em que ela atua, diga que ao ler lembrou-se dela e pergunte o que ela acha da reportagem”, recomendou. 

Mensagens simples no início são positivas e importantes. Não precisa constantemente enviar mensagens longas e densas, mas de tempos em tempos, lembretes como esses, sugerem uma abertura para relação profissional mais fortalecida por instigar que seja lembrado espontaneamente.  

Mas atenção! Envie mensagens personalizadas e não uma caixa de texto para um grupo em massa. Mensagens personalizadas são importantes para que suas conexões se sintam importantes e singulares em sua agenda. 

Presença constante nas redes

Mantenha a sua rede social e rede de contatos ativa, mesmo quando não precise delas. Caso você se movimente só apenas quando lhe convém é capaz de transmitir uma imagem negativa ao seu público e conexões. Faça com que o seu networking seja um ponto crucial em sua rotina, mesmo que sejam pequenas aparições. 

Networking com as redes sociais e cartão de visita digital

Networking entre personas

Geralmente, nas redes sociais o networking é feito entre pessoas e depois entre empresas para que haja o fortalecimento de um vínculo. Um forte laço profissional é importante, pois pode ser a chave do sucesso de um negócio que futuramente você pode representar.

“É muito menos sobre o eu, e muito mais sobre as pessoas ao meu redor. Uma troca significa que a relação entre as pessoas e empresas precisa ser positiva para os dois lados.” Disse Dany Carvalho, nova CEO da Órbi Conecta, em uma entrevista para a revista Exame.

Uma das dicas da CEO é investir na criação de conteúdo para o LinkedIn e mostrar às suas conexões o que tem a oferecer. O administrador pode se tornar reconhecido ao saber fazer uso de uma simples ferramenta: a hashtag. 

As hashtags que devem ser utilizadas vão de acordo com a área de seu interesse e com as pessoas que você deseja alcançar. Com uma pesquisa em cada rede social, o administrador consegue saber quais hashtags estão em alta e mais propícias para trazer retorno. 

Faça a busca por palavras-chaves e em seguida adicione ao seu conteúdo as que carregam mais engajamento. Para uma melhor ideia de outros perfis que atuam da mesma forma, também é aconselhado seguir essas hashtags e estar por dentro de novas ideias de conteúdo para alcançar o seu público. 

Uma boa maneira de se comunicar nas redes sociais é por meio de uma linguagem clara e de conteúdo autêntico. Isso pode estar presente em todos os meios de comunicação que as redes disponibilizam, como textos, imagens, vídeos, mas também é uma linguagem que, pela leveza, pode ser compartilhada cotidianamente.  

É necessário explorar todas as possibilidades dentro da plataforma para criar relacionamentos melhores. Interações virtuais, principalmente em vídeos, fortalecem as suas conexões por criar afinidade com o público.

A ideia é que, mesmo que no virtual, as pessoas passem a deixar de se comunicar por meio de textos e passem a conversar por vídeo chamadas. No networking, principalmente, é um ponto crucial para trazer intimidade e confiança nas relações.

Networking no Linkedin

Não somente no LinkedIn, mas também em todas as redes sociais, é necessário manter o perfil ativo e atualizado para ter um maior engajamento. Isso é necessário, pois a sua visibilidade e destaque entre tantos usuários pode vir a partir da constância de suas publicações.

Um dos fatores importantes para uma boa impressão é ter um conteúdo personalizado. Um dos impedimentos para muitos profissionais da rede nesta etapa é a questão da criação de template. 

Mas, calma. Caso você não tenha entendimento da área de design, para essa ação você pode estar utilizando a plataforma Canva. Ela ajuda de forma prática e fácil seus usuários, mesmo que não sejam designers, a fazer peças bonitas para os seus trabalhos. 

Ações digitais, iniciativa de contato e compartilhamento de projetos chamam bastante atenção dos usuários do LinkedIn. As suas conexões mostram interesse com base nas suas habilidades, comportamento profissional e o entusiasmo no networking.

A partir das suas publicações, suas conexões buscam inspirações, ideias e até mais um integrante para a equipe. Então não esconda as suas habilidades sem contar que é um belo jeito de mostrar o seu potencial a conhecedores da sua área.

Networking no Instagram

A DM do Instagram (chat direto) é uma das principais ferramentas da rede para fazer networking. 

Ela pode ser usada para o primeiro contato que terá com os seus seguidores. Pode ser por interesse em algum conteúdo postado no feed ou uma resposta ao seu story (o que é mais fácil de ocorrer, por isso não deixe de postá-los). 

O Instagram é uma das redes mais utilizadas na atualidade e por ela é muito fácil você conhecer pessoas que tem interesse no seu perfil. “Mas como?”, deve se perguntar. Para ter esse resultado você precisa utilizar as famosas hashtags a seu favor. Portanto, não basta apenas utilizar as mais famosas, você precisa usar palavras-chaves utilizadas por seu público-alvo, e delas buscar as hashtags mais mencionadas. 

Responda comentários, siga de volta, seja recíproco com os trabalhos de seus seguidores. Isso pode fortalecer as conexões e criar fortes vínculos com elas. 

Networking no Facebook

Umas das principais ferramentas do Facebook e do LinkedIn para networking, são os grupos e as comunidades. Neles você pode compartilhar os seus projetos, eventos, cartões de visita e convites para conversas profissionais. 

Com novas atualizações do Facebook, ele também se tornou uma ferramenta profissional, desde a etapa para conseguir emprego até o objetivo de conhecer mais pessoas da área que te interessa. 

Os grupos se tornaram um alvo por ter um número grande de pessoas com o mesmo perfil e isso facilita na busca por visibilidade. No Facebook, grupos e hashtags ajudam o usuário a ter mais retorno para as suas postagens. 

A importância das redes sociais no networking

Como a ClickCard pode te ajudar

Na criação de um cartão de visita no aplicativo da ClickCard, você pode adicionar as redes sociais e as plataformas que desejar. Além de ter um cartão que soma para conseguir uma boa impressão, as suas formas de compartilhamento são personalizadas e ilimitadas. 

Como dito anteriormente, é necessário ter leveza, clareza e autenticidade ao interagir nas redes sociais. As formas de compartilhar o seu cartão respeitam todos esses princípios com a ajuda da ClickCard. 

Ter o seu conteúdo customizado é algo que chamará a atenção de todos e, consequentemente, pontos positivos com as suas conexões. Com a ClickCard você moderniza o seu networking, tem acesso ao engajamento do seu cartão e o compartilha por meio de QR Code e link personalizado

A ClickCard produziu tudo isso para que tenha sucesso e colha uma boa primeira impressão dos profissionais com os quais entrará em contato. 

Para saber mais sobre a ClickCard, acesse o site ou acompanhe o seu perfil nas redes sociais. Você pode baixar o aplicativo tanto para android quanto para iphone, além de poder solicitar um teste grátis para o template ideal do seu cartão.

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.