Networking

Torne o seu networking digital e interativo com a ClickCard

Transforme o seu networking com a ClickCard! Tenha o seu cartão de visita digital e ferramentas de dados sempre ao seu lado.

Cover Image for Torne o seu networking digital e interativo com a ClickCard

Você sabe o que é um cartão de visita e para o que ele serve? 

Caso já pratique o networking ou já invista em sua comunicação externa com clientes e parceiros, a sua resposta deve ser sim. 

Mas, caso não, continue a ler este blog que nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esta ferramenta. 

O cartão de visita é um pedaço de papel ou arquivo virtual em que o profissional agrupa as informações de contato mais relevantes, como: email, telefone, WhatsApp, redes sociais, endereço e entre outros dados. 

Confira alguns modelos de cartão de visita abaixo e entenda melhor a sua dinâmica:

Novos modelos gratuitos de cartões de visita digital da ClickCard

Esta ferramenta em si, pode ser usada por várias pessoas e de muitas maneiras diferentes. No entanto, a principal intenção dessa produção é para que o profissional, seja ele empregado ou dono da sua própria empresa, possa divulgar o seu trabalho para clientes ou possíveis parceiros de negócio, além de fortalecer conexões no ambiente corporativo. 

O networking pode ser praticado em diversos ambientes, como: na empresa em si, universidades e workshops. 

Desse modo, qualquer pessoa em qualquer ambiente que esteja, pode praticar networking sem qualquer limitação para isso. 

A importância do cartão de visita se deu através da necessidade do profissional em, não apenas compartilhar o seu contato com pessoas com visão e atuação promissoras, como também fortalecer a sua conexão com elas. 

Ou seja, torna-se próximo um profissional em que expanda o seu campo de vista, podendo ele já ser uma conexão ou não. 

No networking, temos dois modelos de cartão de visita: o digital e o impresso. 

Continue lendo este post para entender melhor a diferença entre eles.

Cartão de visita impresso e digital

Com o desenvolver da prática do networking, alguns gargalos começaram a ficar bastante aparentes, principalmente quando se trata de cartão de visita. 

Como todo investimento, seja ele pessoal ou profissional, é preciso basear suas ações em dados para ter uma melhor visão de seu retorno.

Ao trazer essa condição para o mundo do networking, nos deparamos com um grupo em massa que, na maioria, não consegue validar suas ações ou até melhorar suas habilidades comunicativas por não ter acesso à informação. Sendo ela o indispensável resultado do seu networking.  

Isso ocorre principalmente com profissionais que fazem uso de cartão de visita impresso. 

Apesar de conter uma qualidade na experiência da troca de cartões, o cartão de visita impresso é bastante limitado para outras funções, tornando-se muitas vezes ineficaz. 

Por não ser uma ferramenta ligada a um ambiente virtual, o modelo tradicional acaba por não gerar um feedback do networking praticado. 

Isso gera ao portador, uma sensação de incerteza e inutilidade. Podendo agravar para o fim da prática do networking por parte não só de um profissional, e sim de uma empresa como um todo. 

Essa situação é agravante por vários motivos: 

Justamente por não haver dados a serem analisados, ao não ter um retorno, automaticamente o profissional procurará defeitos em si. Mas, quando falamos sobre materiais impressos, o motivo não se dá como único. 

Acontece que, muitas pessoas que compartilham seus dados por cartão de visita impresso, não conseguem retorno por causa do: descarte do cartão por engano pela conexão, da confusão mental na tentativa de recordar de qual profissional o cartão pertence, a necessidade de um esforço a ser gerado para  uma tarefa simples, como o salvamento de um contato, e dentre outros motivos.

Desse modo, pode haver uma visão negativa dessa prática a ser refletida de duas formas:

  1. Gasto excessivo e desnecessário com cartões de visita impressos para tentar suprir essa falta de retorno 
  2. Fim do investimento de um profissional no networking. 

Porém, a ClickCard acredita que nenhuma das duas sugestões são uma solução e sim um problema. 

Tomando o desafio para si, a ClickCard resolveu criar uma ferramenta que suprisse todos os gargalos comentados acima. Isto é: um aplicativo onde o profissional, além de criar o seu cartão de visita digital, pode acompanhar todos os seus dados de compartilhamento, gerando assim o retorno que há muito tempo praticantes de networking não tinham.

Acompanhe o blog para saber mais sobre essa solução digital.

Modelos disponíveis para customização no aplicativo da ClickCard

App da ClickCard

Após tomar conhecimento dos defeitos que o cartão de visita impresso incorpora, os empreendedores tiveram que trazer para o mercado de trabalho uma solução que cobrisse todos esses pontos negativos. Sendo eles: 

  1. Gasto excessivo com a impressão de cartão; 
  2. A falta de feedback; 
  3. O alto custo para edições simples;
  4. Dificuldade em compartilhar e salvar contato.

Com os malefícios esclarecidos, deu-se início à criação de uma resolução chave a qual carregaria como valor fundamental a prática do networking por parte do profissional sem qualquer limitação econômica ou de acessibilidade

E assim surgiu o cartão de visita digital, o qual fornece um compartilhamento ilimitado por parte do seu portador, além de dar-lhe acesso ao engajamento do seu cartão em tempo real.

De forma geral, o cartão de visita digital tem como benefício:

  1. Edição ilimitada sem qualquer custo;
  2. Compartilhamento do cartão para qualquer lugar no mundo; 
  3. Acesso ao engajamento do cartão digital;
  4. Carteira digital com organização automática;

Para entender melhor sobre essa evolução, vamos mais fundo para conhecermos todos seus benefícios e desvantagens, além de saber como a ClickCard trabalha com a mais nova ferramenta de networking: o cartão de visita digital.

Cartão de visita digital

Para solucionar os problemas encontrados no cartão de visita impresso, foi necessário que a ClickCard encontrasse uma solução econômica, ecológica e acessível. Desse modo o seu desafio se tornou: a construção de uma ferramenta que não precisasse da impressão de papel para existir, além de ser gerada a baixo custo. 

E assim a ClickCard gerou o seu próprio cartão de visita digital. 

O cartão de visita digital tem os mesmos valores do cartão de visita impresso. Isto é: ele também tem como objetivo apresentar de forma prática as informações do profissional facilitando o contato entre ambos

Além de favorecer a visualização do cartão digital, a ferramenta também permite o rápido e fácil acesso do receptor aos dados apresentados. Ou seja, em apenas um clique o receptor pode ligar para o profissional, salvar o seu contato na agenda ou mandar um e-mail. 

O cartão de visita digital também permite que, caso o receptor decida deixar para depois para gravar o seu contato, no cartão terá gravado foto, cargo, empresa para que ele se recorde mais facilmente de quem se trata para que assim não seja submetido completamente a sua memória.

Apenas com os pontos já apresentados, vimos que o cartão de visita digital solucionou: o problema com descarte e salvamento manual de cartão; compartilhamento limitado através de cartão impresso; e o acesso dos meios de contato do profissional. 

Para termos uma visão geral do cartão de visita digital da ClickCard, vamos falar sobre suas funcionalidades:

Criador de cartão de visita digital da ClickCard

Funcionalidades App ClickCard

Com a ClickCard o networking se torna mais barato e sustentável, além de ter o alcance ainda maior do que com ferramentas tradicionais. 

Por ser uma ferramenta virtual, o cartão digital não necessita ser impresso e suas propriedades são editadas no ambiente online. Isso resulta em uma economia por parte do profissional por não precisar gastar com alterações e novas impressões, além do compartilhamento ilimitado do mesmo que não precisa de cópias para ser efetuado.

Mas, para uma melhor compreensão, vamos falar de cada um desses valores e as funcionalidades que nele é composto.

Conheça o app:

Criador de cartão de visita digital

Ao baixar o aplicativo da ClickCard, o usuário poderá criar o seu cartão de visita digital. Com ele será possível anexar informações de contato que ele desejar, como: foto, nome, cargo, redes sociais, celular, email e endereço. 

A divisão dessas informações, no app, já são pré-estabelecidas para que o usuário tenha uma arquitetura prática em mãos. 

Cada modelo de cartão tem o seu próprio design, entregando assim ao usuário variações que podem ser de seu agrado. 

No Criador, além de adicionar suas informações, o profissional pode editar a identidade visual do seu cartão de acordo com o que desejar. 

Após concluir essa etapa, se houver uma alteração necessária a ser feita, a persona poderá editá-la sem qualquer impedimento. 

A edição é feita pelo próprio aplicativo sem gerar ao usuário qualquer custo. Além disso, ele também poderá criar para si o número de cartões de visita digitais que quiser.

Caso o profissional decida acionar a equipe criativa da ClickCard para gerar um modelo de cartão que deseja, as suas edições futuras também serão feitas pelo app. 

A diferença é que o cliente terá em mãos a escolha de uma personalização completa, como: a escolha de ícones, tipografia e qualquer outro elemento gráfico que desejar.

Ferramentas de compartilhamento

Após a criação de um cartão de visita digital, o usuário tem disponível no aplicativo vários meios de como compartilhá-lo. São eles: link personalizado, QR Code e PDF. 

Para compartilhá-lo via link, o usuário precisará apenas encaminhá-lo via qualquer mídia digital ao contato de quem deseja. O seu receptor não precisará ser usuário da ClickCard para acessá-lo, já que o link o levará para uma guia externa. 

Mesmo acessando o cartão de visita digital do usuário fora do aplicativo, o receptor poderá adicioná-lo em sua agenda e acessar as suas informações de contato da mesma maneira. 

Caso a conexão queira, também poderá responder a um FAQ informando o motivo do seu contato e quem é, ao proprietário. 

Essa mensagem é enviada ao email do usuário para que ele possa permitir e entrar em contato com a conexão depois de lida.

A segunda forma de compartilhamento é feita por QR Code. 

Essa é uma das maneiras mais usadas pelos usuários para compartilhar o seu cartão digital presencialmente. 

No próprio aplicativo, o usuário terá um QR Code de cada cartão que obtiver. Para utilizá-lo ele poderá enviar por mensagem o QR Code ou apenas expandi-lo para que seja lido por alguém de perto. 

Assim, como no link personalizado, o usuário será encaminhado para o cartão e poderá entrar em contato ou salvar o mesmo em seu celular. 

Já o compartilhamento via PDF, é nada mais do que o envio do cartão digital na íntegra a alguém. 

A pessoa que receber o PDF terá em mãos o cartão e poderá entrar em contato com o profissional ao clicar em suas informações de contato. 

Esses são os meios de compartilhamento que o usuário da ClickCard tem ao encaminhar seu cartão digital para alguém. 

Caso a sua conexão seja também usuário da ClickCard, ela poderá encontrar o seu cartão no próprio aplicativo ao pesquisar por seu nome. 

Além disso, usuários da ClickCard podem salvar contatos no próprio aplicativo através de pesquisa personalizada, pesquisa por aproximação e pelo escaneador de cartão de visita impresso. 

Esses resultados são salvos e organizados de forma automática na Carteira Digital de cada usuário.

Quer saber mais? Acesse para conhecer melhor essa ferramenta.

Métricas

Como dito anteriormente, o feedback prestado ao usuário é algo indispensável no networking. Desse modo, a ClickCard criou a ferramenta Métricas que apresenta aos usuários todos os acessos que o seu cartão obtêm em tempo real.

A ferramenta Métricas permite que o usuário saiba quando o cartão é acessado e o que os seus visitantes clicam ao visualizá-lo. 

A funcionalidade é capaz de gerenciar o engajamento como um todo. Ou seja, independente do meio que o profissional usou para compartilhar o seu cartão digital, todos os cliques que ele obtiver serão computados pela ferramenta Métricas

Esses dados podem ser filtrados por períodos. Caso o usuário deseja saber quanto de engajamento recebeu em um dia, semana, mês ou ano em especial, ele poderá obter esses dados de forma separada especificando a sua data na ferramenta.  

Para saber mais, acesse mais blogs sobre o app.

Cartao NFC ClickCard

Cartão NFC

Agora ao fazer um cartão de visita digital, o cliente da ClickCard também pode solicitar um cartão NFC. 

O cartão NFC foi uma resposta da ClickCard às necessidades dos seus clientes. Com essa solução, ela busca trazer de volta a experiência do cartão físico ao networking, mantendo ainda assim seus valores. 

O cartão NFC é um produto econômico, ecológico e de fácil acesso o qual permite aos seus portadores compartilhar seu cartão de visita digital de uma forma ainda mais rápida.

Apesar de físico, por compartilhar via aproximação, o proprietário não precisa entregar a sua ferramenta a outra pessoa. Além disso, todas as propriedades de um NFC são editadas por meio de uma plataforma virtual

Você pode adquirir o seu entrando em contato com a nossa equipe. Adquira o seu!

Baixe o aplicativo em seu Iphone ou Android.

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.