Networking

Razões para adotar cartões de visita digitais

Os cartões de visita digitais revolucionaram o networking, mas você sabe o por quê? Confira as razões desta inovação estar em alta e esteja por dentro dos seus benefícios.

Cover Image for Razões para adotar cartões de visita digitais

Atualmente, as ferramentas de comunicação entre profissionais e amigos tem se tornado cada vez mais práticas por serem digitais. A internet e o ambiente virtual trazem consigo a facilidade, agilidade e a eficiência em resolver suas tarefas, sendo todas elas realizadas por meio de uma rede global de conexões. Desse modo, no networking a internet se fez essencial para que as conexões não apenas mantenham contato, como também se conheçam por ela.

A importância da vivência digital se tornou o principal meio no qual o profissional continua a ser visto, lembrado e requisitado por seus contatos. Logo, para ter sucesso em seu networking, o trabalhador necessita marcar presença nos meios digitais e, muita das vezes, digitalizar por completo as suas práticas de comunicação.

Tal transformação é crucial não apenas para agradar as conexões que deseja conquistar, mas também para facilitar a prática de fazer networking do próprio profissional.

Uma dessas transformações envolve a troca do cartão de visita impresso pelo cartão de visita digital. 

Já é de conhecimento da maioria que a principal ferramenta de networking é o cartão de visita, sendo ele útil tanto para se conectar com outros profissionais como também para fortalecer a marca, aumentar vendas, conseguir clientes e entre outros objetivos. 

Por muito tempo o cartão de visita foi usado em sua forma impressa, desta maneira ele solucionou e facilitou a comunicação entre profissionais ao compartilhar as informações de contato entre eles. Na atualidade, com o avançar da tecnologia, os cartões impressos se tornaram ultrapassados com a chegada dos cartões de visita digitais, os quais têm como principal função tornar o networking global, independente de onde a pessoa esteja. 

O benefício de se comunicar sem que haja fronteiras é uma  característica forte do cartão de visita digital. Com ferramentas de networking derivadas do ambiente digital, como QR Code e link personalizado, o profissional pode compartilhar de forma ilimitada o seu cartão, tornando suas informações de contato acessíveis para profissionais de qualquer lugar do mundo

O fato de sabermos que são mais acessados é mais uma característica do cartão de visita digital, o qual informa a quantidade de acessos ao proprietário por meio de métricas.  Por ser digital, a ação de compartilhamento do seu cartão de visita gera insights da eficiência. Ou seja, o profissional tem a consciência de que o seu cartão vigorou ou não, se foi realmente acessado ou compartilhado.

Cartão Impresso X Cartão Digital

Há profissionais que têm dúvidas sobre qual modelo de cartão adotar. O impresso ou o digital, qual se adequa melhor aos meus negócios? 

Nos dias atuais, para dar valor a sua marca e mais credibilidade, é necessário envolver o seu público-alvo, sendo eles profissionais de qualquer empresa, área ou lugar do mundo. Portanto, os cartões de visita foram criados para este propósito: espalhar, de maneira econômica, informações de contato tanto profissionais quanto pessoais. 

Independente do modelo do seu cartão (sendo ele digital ou impresso), ele é uma maneira rápida e fácil de fornecer o contato do profissional, mas para isso é necessário que ele forneça uma boa primeira impressão. Ou seja, é necessário que ele impressione.   

Para isso é necessário que o seu layout envolve o profissional para gerar impacto, resultando em uma primeira impressão que fica gravada na mente do receptor mesmo após o networking, além de criar uma nova percepção da marca.

Qual cartão de visita é o mais apropriado

A eficiência e a praticidade são benefícios do cartão de visita digital. Com eles o profissional pode se basear em dados para gerar mais retorno ao fazer networking. Mas, há aqueles que preferem ainda o cartão de visita impresso por priorizarem a qualidade do material, detalhe o qual o cartão de visita digital não fornece. 

Mas ambos têm pontos e qualidades fortes: enquanto na forma impressa o cartão de visita ganha pela qualidade do material, o design do cartão é melhor aproveitado no cartão de visita digital. Ou seja, no requisito de aparência ambos são fortes. No entanto, sabemos que a experiência do networking não para por aí. 

Caso o networking seja baseado apenas em aparência, ignorando as outras etapas, haverá um declínio no resultado. A aparência e o investimento no material impresso pode gerar expectativas ao profissional, as quais não serão alcançadas por vários motivos, como por exemplo: perda do cartão, dificuldade e pouco tempo do profissional em salvar e organizar o contato em sua agenda. 

Ao contrário do cartão de visita impresso, o cartão de visita digital se previne destas e outras possíveis ocasiões. 

Com o cartão de visita digital, o acesso a ele pode ser feito via QR Code ou outra ferramenta digital, sendo salvo e organizado automaticamente na agenda de contato do usuário da ClickCard. Desta maneira é evitado gastar tempo ou qualquer complicação na ação do profissional em gravar o contato. 

Outros fatos de relevância são necessários serem analisados quando for encomendar um cartão de visita. É de conhecimento comum que o mundo está cada vez mais digitalizado, sem contar que as pessoas estão cada vez mais conscientes e ecológicas, evitando assim o uso de papel em seu dia-a-dia. 

Mostrar às suas possíveis conexões que a sua marca se importa com a natureza, além de não ter apenas beleza como eficiência também, há de ser pontos significativos no ato do networking. 

Outro benefício do cartão de visita digital é que não é necessário fazer cópias para distribuí-los. Ou seja, além de ter um compartilhamento ilimitado, ele é ecológico, econômico, impactante e tem um alcance maior do que um cartão impresso.

Digitalize o seu networking

Ferramentas digitais de networking

Com a digitalização dos cartões de visita, a ClickCard criou um aplicativo no qual o usuário tem acesso ao engajamento do cartão, compartilhamento via QR Code e outras funcionalidades de conexões, como a pesquisa por proximidade e link personalizado. 

Tornar o networking virtual trouxe vantagens para todos, tanto para os portadores dos cartões quanto para a própria natureza e empresas. Por exemplo, o profissional não precisa imprimir cartões de visita para que possa compartilhar o seu contato, já que o link de compartilhamento de um cartão de visita digital é ilimitado.

Ou seja, não se paga para compartilhar o seu cartão de visita.

Além de ser mais econômico, o cartão de visita digital é ecológico por não precisar utilizar e imprimir constantemente cópias de cartões de visita. O profissional paga mais barato por um produto de melhor qualidade e de maior eficiência

O formato impresso de cartões de visita é bastante limitado, tendo como sua única possível ação a entrega de cartões de forma presencial. Já o digital é mais abrangente, podendo alcançar pessoas do outro lado do mundo, além de fornecer mais funcionalidades para analisar tais dados. Conheça algumas delas:  

Métricas

A ferramenta de métricas pode ser encontrada em alguns aplicativos voltados para o networking e cartões de visita, um deles é o app da ClickCard. 

Nele o usuário tem acesso aos dados de compartilhamento e acesso do seu cartão no período de sua escolha. 

Em especial, a ClickCard também permite que o usuário saiba de qual link externo encontraram o seu cartão e qual link interno clicaram ao acessá-lo. Por exemplo: ao colocar as suas redes sociais no cartão de visita e alguém acessar alguma delas, o aplicativo da ClickCard é atualizado fornecendo informações de quantos cliques tal rede social recebeu por meio do card.

Ao contrário do cartão de visita impresso que não tem como sabermos o seu real impacto no networking, o cartão de visita digital permite a conscientização do profissional da sua eficiência, permitindo assim que as decisões e estratégias de networking do usuário sejam mais seguras por serem baseadas em dados

Ferramenta de metricas

Pesquisa personalizada 

Em especial, no app da ClickCard podemos encontrar a ferramenta denominada como pesquisa personalizada. Essa funcionalidade permite que o profissional pesquise por outros usuários a partir de nomes, cargos, empresas ou local ao utilizar palavras-chaves. 

Além dela, também há a pesquisa por proximidade como complemento, a qual permite que o usuário conheça outros profissionais que estão perto dele. Tornando possível os encontros presenciais. 

Ou seja, a ClickCard permite que o networking seja feito da maneira que o profissional deseja ao permitir que ele pesquise de forma objetiva e de acordo com as suas preferências. Desse modo, o networking é feito de forma eficiente e em menos tempo. 

Se o objetivo da empresa/profissional é encontrar uma pessoa em específico ou com uma profissão e cargo em especial, basta pesquisar o seu contato no app. Já se quiser pesquisar uma pessoa próxima, basta fazer a sua pesquisa por palavra-chave na funcionalidade de pesquisa por aproximação.

A ferramenta se torna útil e viável para pessoas que pretendem fazer tanto networking virtual quanto networking presencial. 

Link personalizado e QR Code

Mas não podemos esperar que as pessoas cheguem até nós como um passo de mágica, certo? Não podemos basear o networking em uma atitude de via única. Nesse caso, se faz necessário o compartilhamento do cartão de visita para que assim as pessoas descubram o seu perfil. 

A partir dessa necessidade, a ClickCard gerou para cada um de seus usuários dois formatos de compartilhamento de cartão, que são: o link personalizado e o QR Code. Com ambas as ferramentas os profissionais que são usuários ou não, podem acessar o seu ClickCard. 

O Link personalizado pode ser compartilhado em qualquer rede social, levando em seguida o receptor para uma janela web na qual apresenta seu cartão de visita digital. 

Esse link pode ser compartilhado nas mídias, como também pode ser adicionado em outras plataformas que permitem apenas o uso de textos em suas descrições, como por exemplo a biografia do Instagram. 

Já o QR Code, pode ser compartilhado de forma online e off-line em qualquer lugar que aceite o compartilhamento de imagens. O receptor pode acessá-lo escaneando o código o qual levará instantaneamente para o cartão de visita digital do proprietário. O QR Code pode ser impresso ou ingressado em postagens digitais, tornando o cartão ainda mais acessível para quem o usuário desejar.

Digitalize seu networking com a ClikCard

Criador de cartão de visita digital

Como um dos aplicativos voltados para networking, a ClickCard permite que qualquer pessoa interessada crie o seu cartão de visita digital em sua plataforma. Nela é possível criar um card gratuito ou pago, sendo ambos personalizáveis. 

Em ambos os formatos de cartões, é possível adicionar informações de contato básicas, como email, celular, endereço e entre outros. Além disso, o usuário também pode adicionar as suas redes sociais e manter um layout customizado da maneira que desejar

A ClickCard permite que o usuário edite o background do cartão, adicione uma foto ou logomarca e suas informações de contato. Toda a sua customização é feita de maneira padrão tendo como base um dos modelos presentes no app. 

Caso o usuário deseje ter um modelo mais complexo, basta solicitar um à equipe da ClickCard. O cliente pode encomendar com base em seus designs preferidos, além de encaminhar em conjunto modelos de marca. 

Para baixar o app da ClickCard em seu smartphone clique aqui, caso utilize iphone acesse por aqui.

Mídias digitais

A ClickCard acredita que com o cartão de visita digital o profissional pode trazer à sua carreira pontos positivos. Mas para isso é necessário causar uma boa primeira impressão, ou seja, fazer uma boa apresentação de si mesmo. 

Para isso em seu app, todos os modelos disponíveis são totalmente personalizáveis e customizados para gerar uma boa aparência às possíveis novas conexões profissionais. Com isso, além de eficiente, o networking se torna agradável, por diminuir cada vez mais ruídos com a melhoria da aparência de cartões de visita digitais. 

Desse modo, a ClickCard percebeu que o ingresso das mídias digitais nos cartões de visita digitais se tornou nada menos que essencial. Como em qualquer lugar, as redes sociais falam muito sobre você e determinam a tal “primeira impressão” tão necessária no networking.  

Para isso o profissional precisa responder através do seu cartão de visita as seguintes perguntas: “Quem é você?” “O que você faz?” “O que você tem a oferecer de conhecimento?” “De onde você é?”.

São essas questões que devem ser respondidas não verbalmente, mas a partir de uma primeira impressão do seu cartão de visita.

E é aí que entram as redes sociais. 

As redes sociais servem como uma apresentação prática e eficiente do que você faz, como você age, até que ponto você domina tal assunto, como você se relaciona. Esse é um dos motivos das redes sociais estarem tão ligadas ao networking hoje em dia. 

Desse modo, a ClickCard permite que todos os seus usuários adicionem as suas mídias digitais em seus cartões de visita, trabalhando assim para que por meio dele, os profissionais/empresas expandam cada vez mais as fronteiras do networking e geram mais resultados.

O cartão de visita pode ser até uma tradição no networking, mas não necessita ser tradicional. O moderno traz novas ideias e oportunidades, não perca tempo e crie o seu cartão de visita digital para ampliar a sua rede! Cresça não apenas em quantidade como também em qualidade. 

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.