Networking

Como manter a sua rede de contatos ativa

O sucesso do networking depende muito do seu investimento antes, durante e depois dos eventos. Para isso é necessário ter algumas cartas na manga como o famoso Coffee Break e Happy Hour.

Cover Image for Como manter a sua rede de contatos ativa

O sucesso do networking depende muito do seu investimento antes, durante e depois dos eventos. Para isso é necessário ter algumas cartas na manga como o famoso Coffee Break e Happy Hour.  Não busque por esses eventos só quando você precisar, pois passará uma impressão muito fria para outros profissionais e a estimativa de que transpareça o interesse de forma negativa é alta. Então, procure encaixar isso na sua rotina para que quando necessitar de contatos, as pessoas já vão saber quem você é e assim os seus contatos se sentirão mais à vontade. 

Veja algumas práticas que podem ser usadas para te ajudar nessas ocasiões: 

Brunch e Coffee Break 

Eventos empresariais como workshops, cursos, seminários ficam maçantes e cansativos quando não se tem um intervalo para descanso. Apesar de ter um tema de interesse do público e ser bastante interativo, o corpo humano não consegue manter o mesmo ânimo desde o início e nem o foco caso a duração seja longa. Nesse caso é possível ingressar um coffee break que não é nada mais do que uma pausa para o café e petiscos. Ou então, dependendo do horário, um brunch que é um pouco mais elaborado por ser em horário de almoço e com isso ele tende a ter refeições mais elaboradas. 

Eles são primordiais para a recuperação de energia do profissional e uma grande oportunidade de fazer networking por meio de trocas de ideias sobre o tema abordado no evento, acompanhado por uma refeição. De forma leve, é um dos momentos para estabelecer novas conexões a partir de uma conversa descontraída que interesse ambas as partes. 

Happy Hour

Happy Hour é outro momento de descontração como o brunch e coffee break, a diferença é que ele tem uma vibe mais divertida e pessoal. Geralmente acontece em bares, restaurantes ou em um local da empresa e é permitido bebidas alcoólicas, mas não deixando de  lado as restrições básicas, afinal continua sendo um encontro profissional. 

Eventos como esses são muito benéficos para a empresa, pois estimulam a produtividade do profissional por acontecer em um ambiente que ele se sente bem e por trabalhar com pessoas que se tornam próximas dele. Mas o Happy Hour não se encaixa apenas aí, ele pode acontecer depois de conferências, reuniões e workshops como uma celebração entre profissionais. E como em jantares e almoços, também é uma oportunidade para conseguir novos contatos para que você possa desenvolver os seus negócios. 

Durante a pandemia é um pouco difícil colocar isso em prática, mas temos algumas dicas de como ajudar você a manter um networking ativo mesmo que não podendo participar de eventos presenciais. Consulte as ideias abaixo: 

Impeça que a sua rede de contatos encolha durante a pandemia

A Escola de Administração da Yale divulgou que durante a quarentena a rede de contatos das pessoas encolheram 16%, porque os profissionais não estão conseguindo se relacionar com pessoas novas. Mas não se apavore! Há meios no ciberespaço que podem te ajudar a impedir que isso aconteça. Me acompanhe: 

Crie e participe de eventos online

Através do Zoom, Meet, Discord, Youtube você pode participar de workshops, palestras ou cursos online. Pelo bate-papo você pode trocar ideias com outras pessoas e conseguir suas redes sociais e números de contato para continuar a se relacionar após o evento. 

Redes sociais

Afinal, são ferramentas de comunicação então mesmo que óbvio dê sempre atenção a elas. Não busque só em dar likes, tente comentar sempre que possível a sua opinião na intenção de interagir mais com os posts dos seus seguidores.

Grupos com o mesmo interesse

Você também pode ingressar em grupos pelo Linkedin e Facebook, por exemplo, com pessoas que também buscam melhorar o networking. Esses grupos marcam encontros online onde todos podem trocar uma ideia e interagir com cada um, a partir desses bate-papos você pode aumentar não apenas em quantidade o seu networking como também em qualidade. 

Com esses hábitos você pode manter e até melhorar a sua rede de contatos, mesmo que no momento atual não possamos participar de eventos presenciais! Se você gostou do blog e tem mais alguma dica em mente que não citamos, comente e fale um pouco sobre com a gente!

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.