Networking

Como organizar um evento online

Com a pandemia recorremos ao ambiente online para continuar a praticar o que estávamos acostumados a fazer presencialmente, como eventos empresariais, conferências e entre outros. Mas com o tempo não bastou apenas participar como também criá-los.

Cover Image for Como organizar um evento online

Durante a pandemia tivemos que recorrer ao ambiente online para continuar a praticar o que estávamos acostumados a fazer presencialmente, como: eventos empresariais, conferências e entre outros. Mas para não pararmos com os nossos projetos e trabalhos, precisamos não apenas participar de eventos e workshops, como também criá-los. Trazendo assim mais autonomia e voz para a nossa marca. 

Durante a pandemia nos situamos ainda mais no espaço digital, mas também há um obstáculo o qual as pessoas começaram a passar com o decorrer da quarentena: houve uma saturação de lives no mercado e com o tempo passou de ser novidade já que muitos se cansaram de olhar para uma tela de celular ou de computador. 

Com isso, o seu primeiro pensamento ao criar um evento não deve apenas sobre o conteúdo, mas também a interação que pode fornecer a partir dele com o seu público para que conquiste o interesse do início ao fim. 

Aqui vai um tutorial o qual pode te ajudar a dar o primeiro passo para a criação de eventos: 

Planejamento

Em primeiro lugar, tenha ideias. Faça um brainstorming e então organize-as de acordo com o seu objetivo central sem ter pena de descartar ideias que você ache que não sejam tão relevantes para o momento. 

Com o objetivo bem esclarecido, busque se basear nele para direcionar cada etapa do evento. Logo você consegue pensar na construção da temática do evento e como aplicá-la de acordo com o público-alvo. 

Para saber como aplicá-la você deve pensar como as personas do seu público e entender os seus interesses, apresentando-as de forma certa e atrativa. A audiência busca por experiências novas e marcantes, então procure se destacar de outros eventos com criatividade e eficiência. Os participantes devem terminar o evento com gostinho de quero mais e ansiosos para mais um. Eles não devem sair cansados e sim inspirados. 

Título criativo

Para ter uma  primeira impressão positiva e conseguir a atenção do seu público é necessário um nome bem elaborado para o seu projeto. Deve ser algo que gere credibilidade e que venha com a proposta do evento logo de cara. As hashtags nesses momentos ajudam bastante a impulsionar o seu post, além de fornecer mais algumas ideias sobre o tema e o que será abordado aos interessados.

Tente passar a proposta dos eventos de forma criativa com o título e lembre-se: a sua apresentação é muito importante e o seu impacto também, mas você deve ser fiel com o que você promete com o título e com o resto de toda a divulgação.

Público-alvo

Ao escolher o tema e as ideias que vão ser abordadas no evento as apresente de uma forma que chame a atenção do seu público em especial. Para entender mais a fundo como o seu público pensa e age, procure pesquisar sobre suas emoções e pensamentos. Pode ser via formulários, entrevistas e enquetes nas redes sociais... A partir disso você terá uma ideia melhor de como interagir e abordar os assuntos que serão apresentados no evento. 

Como projetos e eventos online podem gerar credibilidade 

A credibilidade é construída diariamente através do seu comprometimento com o público. A confiança dele para com a sua marca depende da fidelidade das suas propostas e o quão autêntica elas são.  Mas para passar credibilidade do seu produto para os de fora é necessário que você acredite primeiro no que faz e no que trabalha. Tente compartilhar as suas experiências, ideias e inspirações com o seu público. Não tenha medo de humanizar a sua marca. 

Segue abaixo algumas técnicas que possam te ajudar: 

Informações precisas

Busque sempre ser objetivo com as informações, caso tenha uma ideia ou opinião própria para expor sempre busque baseá-la em um estudo científico ou dados. Esse hábito enriquece o seu produto e as pessoas dão mais credibilidade ao que você fala.  

Sempre busque informar de forma esclarecedora para que aqueles que estejam lendo, vendo ou escutando possam compreender e ter os seus possíveis questionamentos internos respondidos com o decorrer do conteúdo. 

Divulgação 

Trabalhe bem a parte de publicidade do seu projeto e marca, apesar de quando for feito em alta demanda ser prejudicial, pelo menos uma vez na semana é bom mostrar ao  seu público no que você trabalha e apresentar de forma sucinta o seu produto. Lembre-se do engajamento que ela terá, então busque por um design que chame atenção, mas não tão exagerado e espalhafatoso ao ponto de atrapalhar a comunicação. Que seja um post em harmonia com o produto e que passe a ideia principal do projeto. 

Estrutura Completa 

Procura ter uma estrutura bem trabalhada, seja ela técnica ou de comunicação. Ela inclui desde aparelhos eletrônicos até respostas às interações, envolvendo a divulgação antes e depois do projeto ou evento ocorrido. Procure uma plataforma confiável para exibir o seu trabalho e sempre deixe o seu público sabendo do que está acontecendo, mesmo que não estejam te acompanhando ao vivo. Instigue ele a isso, mostre os pontos positivos do seu projeto ao ser acompanhado em tempo real. 

Para mais dicas de como investir no seu networking e mantê-lo ativo acompanhe as redes sociais da ClickCard e o seu blog!

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.