Ecologia

ESG: Preparando empresas para a nova realidade

ESG advém do termo “Environmental, Social and Governance”. Ela se aplica através da organização interna das empresas, onde passam a mudar o seu método de produção, administração, relação com clientes e funcionários para algo mais agradável e sustentável

Cover Image for ESG: Preparando empresas para a nova realidade

A sigla ESG advém do termo “Environmental, Social and Governance” (Ambiental, Social e Governança). Ela se aplica através da organização interna das empresas, onde passam a mudar o seu método de produção, administração, relação com clientes e funcionários para algo mais agradável e sustentável. São empresas que buscam investir na qualidade de vida de todos e que, consequentemente, trabalham em prol das questões ambientais do planeta.

Apesar de ser uma sigla curta, a sua composição carrega muito significado. Nesse caso os 3 fatores citados representam valores internos que devem ser seguidos pelas empresas. A letra “E” carrega requisitos ambientais voltados para o controle de aquecimento global e emissão de carbono,  poluição do ar e da água e entre outros. Já a letra “S” envolve questões sociais, como satisfação dos clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade da equipe, engajamento dos funcionários, relacionamento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas. Com a letra “G” os temas envolvidos são referentes às questões governamentais como composição do conselho, estrutura do comitê de auditoria, conduta  corporativa, remuneração dos executivos, relação com entidades do governo e políticos e existência de um canal de denúncias. São esses os cuidados que empresas que buscam investir no ESG lidam, gerando uma base forte para a marca visando o seu futuro e o bem-estar da sua equipe.

Não é novidade que a produção dos funcionários aumenta quando o seu ambiente de trabalho e a relação com os outros profissionais se torna agradável. Isso também se aplica à clientela ao terem um bom atendimento e os seus direitos como consumidor garantidos. Em uma visão geral, com o  ESG a empresa, além de ganhar através de produção e clientela, ela se torna bem vista por humanizar a sua marca. A conscientização e a posição de empresas quanto aos movimentos ambientais enriquecem a sua reputação e melhoram ainda mais a sua imagem. Mesmo que existam pessoas que ainda não consomem o seu produto, colocarão a empresa em prioridade pelo simples fato de se sensibilizarem a partir dos valores os quais ela carrega.

ESG é um investimento que está cada vez mais presente nas discussões entre investidores e empresários, pois é visto como solução ao ruído que existe entre marcas e a sustentabilidade. O ESG está se tornando um princípio para empresas que conseguirão crescer com essa nova realidade, porque atualmente marcas com futuro são marcas conscientes. Ou seja, empresas que vencerão são justamente aquelas que se preocupam com o bem da sociedade, manutenção do planeta e construção de um mundo melhor.

No Brasil a conscientização da indústria veio com o decorrer da pandemia. Com o Covid-19 os investimentos quanto ao ESG aumentaram e ganharam uma força no país e, apesar de ainda não ser forte em território nacional, os investidores e empresários garantem que as empresas que não se adaptarem ao ESG futuramente não vão conseguir se manter.  Porém isso não é um problema para o Brasil já que ele, mesmo em pequenos passos, vem se conscientizando das metodologias sustentáveis e econômicas que deverão ser aplicadas nas empresas nacionais com o decorrer do tempo.

O capitalismo tornou as empresas antagonistas das ações em prol do ambiente, inclusão social e entre outros. Apesar dessa mentalidade estar presente entre os cidadãos durante décadas, é importante lembrar que a humanização da marca também gera lucro e o que chama cada vez mais consumidor, além da qualidade do produto, é a identificação dele com a marca. Desse modo, amplie os valores da sua empresa, torne ela parte de algo bem maior e faça a parte dessa nova realidade com a gente.

Gostou do blog? Comente a sua opinião e compartilhe com os outros essa novidade. Você também pode nos acompanhar nas redes sociais!

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.