Networking

Engajando o seu e-commerce por meio do networking empresarial

Um dos modelos de empreendedorismo virtual é o e-commerce que atua 100% no ambiente digital facilitando o acesso dos clientes de qualquer parte do mundo.

Cover Image for Engajando o seu e-commerce por meio do networking empresarial

Estamos cada vez mais presentes na internet. Relacionamentos, comunicação, negócios, estudos são feitos a partir do ambiente digital. Um dos modelos de empreendedorismo virtual é o famoso e-commerce que atua 100% no ambiente digital facilitando o acesso dos seus clientes de qualquer parte do mundo. No entanto, não basta apenas criar uma marca virtual se você não domina o espaço em que você atua. Nesse blog vamos explicar alguns princípios, técnicas e planejamentos para manter o seu e-commerce ativo e destacado entre a sua concorrência. 

Para vender sempre é necessário investimento para o aumento de tráfego, parcerias, propagandas e entre outros. Mas a técnica que tem gerado bastante retorno aos e-commerces para aumentar a performance em vendas é o SEO (Search Engine Optimization). 

SEO nada mais é do que técnicas aplicadas na otimização do conteúdo e que ao ser feito constantemente, torna a página bem avaliada pelo Google. Quando essas técnicas são seguidas o seu site se torna um dos 10 primeiros resultados de busca dos quais aparecem na primeira página de busca do Google tornando o seu e-commerce mais visitado, com mais chances de compra e, consequentemente, a sua marca mais conhecida e valorizada. 

Além disso, você pode aplicar o SEO por meio dos Guest Posts que são artigos de convidados. Ou seja, você pode escrever e publicar um texto em outros blogs atraindo usuários para o seu site. Isso se chama networking empresarial e é por meio do SEO que o Google avalia a qualidade do seu artigo e é através dessa nota que ele te classifica.

No networking empresarial você assume parcerias de negócio e os usuários passam a acessar o seu e-commerce naturalmente. Essas parcerias atendem um público relacionado com o seu, desse modo a divulgação se torna desejável e você ganha mais engajamento a partir de um público qualificado que está de acordo com a audiência do seu negócio. 

Ao ampliar a sua loja para o ambiente virtual, você tem um aumento considerável nas compras

O que é um e-commerce?

Em tradução livre e-commerce significa “comércio eletrônico", o que não é nada menos que a versão digital das lojas físicas onde os usuários podem comprar o seu produto/serviço ou fazer transações financeiras de forma remota. 

Na construção de uma loja virtual há disponível para o administrador da plataforma um sistema que lhe informa os dados de acesso, compras, compartilhamentos e etc. É por meio desse mecanismo que ele pode fazer a gestão de vendas. 

A partir daí o administrador pode basear as suas evoluções conforme os dados apresentados e tornar a sua marca cada vez mais conhecida, além de gerar mais credibilidade para o seu negócio. 

De acordo com a E-commerce Brasil, no primeiro trimestre de 2021 as vendas a partir do comércio eletrônico aumentaram 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020. Isso significa que foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos 3 primeiros meses deste ano, um faturamento de R$35,2 bi para o e-commerce. 

“O mês de março em 2021, foi o segundo maior mês da história em termos de volume de vendas do e-commerce brasileiro, ficando atrás somente do mês de novembro de 2020, que evidentemente, tem o impacto positivo das promoções da Black Friday.” - Explicou o executivo Fabrício Dantas, CEO da Neotrust.

Como criar um e-commerce? 

Você pode iniciar um e-commerce ao criar uma loja virtual em plataformas para vender em marketplace (sites que divulgam produtos de várias marcas como vitrines, por exemplo a Amazon) ou pagar uma plataforma para vendas online já pronta em que você pode personalizar de acordo com a sua marca. 

Há também um planejamento financeiro prévio e o estudo de técnicas envolvidas no processo. Brian Satterlee afirma em seu livro “E-commerce: a knowledge base” que após você determinar qual o produto ou serviço que irá vender, é preciso seguir 5 etapas como base da construção da sua loja online, são elas: 

  1. Ter um domínio;
  2. Planejar o design do e-commerce;
  3. Escolher o servidor;
  4. Definir sistema de pagamento; 
  5. Fazer cobertura de tráfego (SEO).

Além disso, você deve trabalhar na divulgação dos produtos e adicionar descrições, fazer parcerias com fornecedores e transportadoras de confiança, definir o seu público-alvo para a elaboração de estratégias mais assertivas. 

Através de dados, melhorar a visibilidade e aumentar a credibilidade do e-commerce

Vantagens do SEO e do networking empresarial

O SEO tem como finalidade melhorar o posicionamento do seu e-commerce no meio digital, já o networking empresarial ajuda a expandir o seu negócio virtual para o mundo físico com conexões comerciais para que haja mais consumidores visitando e comprando o seu produto. 

A ideia é que ambas as partes troquem divulgações uma da outra para que aumente as vendas e o alcance de consumidores em potencial. Nessa parceria ambas as partes saem ganhando, pois as duas precisam se destacar na concorrência e ser notadas em meio aos milhares e-commerces que tem na internet. 

Nesse caso, vale investir no networking empresarial para conseguir parcerias e no marketing digital para dar engajamento ao seu e-commerce. Confira algumas técnicas abaixo: 

Por meio do networking empresarial você pode expandir o seu negócio virtual para o mundo físico

Valorização do produto 

Diferente da loja física, produtos exibidos em uma vitrine virtual sempre geram dúvidas sobre a sua qualidade. Nesse caso, sempre aplique fotos de vários ângulos do produto, descrição do seu material e da marca, além de fornecer feedback de outros consumidores e as suas avaliações. 

Algo que também chama muitos clientes são as ofertas e promoções. Na internet é muito comum vermos sites oferecendo cupons de desconto e é uma ótima maneira de chamar novos consumidores e aos clientes fiéis dar mais vantagens.

Anunciar no Google Ads

O Google Ads ajuda na criação de campanhas e anúncios do seu e-commerce, além de sempre manter o tráfego do seu site. Desse modo, ele ajuda o seu negócio a ficar mais conhecido no ambiente virtual, gerando maior visibilidade e visitas ao site. 

Técnicas de SEO

SEO significa Searh Engine Optimization, ou seja, métodos implementados na publicação do seu produto, anuncio, blog que deixam o seu site mais acessível ao se tornar mais fácil de ser encontrado através de buscas orgânicas. Diferente dos anúncios pagos, o tráfego pago  gera mais credibilidade ao seu produto, o que é muito importante para um e-commerce.

Gostou do blog? Quer mais dicas ou que a gente aprofunde ainda mais em algum assunto? Comente aqui ou entre em contato com as nossas redes sociais. As suas sugestões e feedbacks sempre serão bem-vindos.

Copyright 2021 ClickCard ©. Todos os direitos reservados.